Catarata - O que é?

ARTIGOS - 08:39:25
Catarata - O que é?

A catarata gera a opacidade total ou parcial da lente natural do olho, chamada de cristalino. A doença diminui aos poucos a capacidade de visão, podendo até cegar. Sua maior incidência ocorre a partir dos 50 anos, mas outros fatores podem desencadear a doença, como hereditariedade, acidentes que afetem os olhos, diabetes e a utilização prolongada de corticoides.

Embora seja uma das patologias que mais cegam no mundo, pode ser revertida por meio de intervenção cirúrgica.

Sintomas

Quem possui catarata começa, progressivamente, a sentir dificuldade de enxergar. A pessoa costuma ficar com a visão embaçada e ofuscada por luzes fortes, como o sol, farol de automóveis etc.

Tipos

Congênita: ocorre quando a criança nasce com a catarata, em decorrência de alguma doença transmitida ao feto durante a gestação.

Senil: pessoas com mais de 50 anos possuem mais chances de adquirir catarata, pois a incidência da patologia aumenta com a idade.

Traumática: resultado de algum trauma que danifica o olho. Também acomete pessoas que utilizam corticoides (nasais, orais ou colírios) por muito tempo.

Tratamento

A cirurgia é a única solução para reverter à catarata. O diagnóstico deve sempre ser feito por um oftalmologista.

Corticoides oftalmológicos devem ser evitados sem a indicação de um médico;

Mantenha o diabetes controlado.

Todo recém-nascido deve ser examinado por um oftalmologista, o único que pode identificar a existência da catarata congênita.

 

Soma Centro de Especialidades

Soma Centro de Especialidades

Soma Centro de Especialidades 

        OFTALMOLOGIA

R: Espirito Santo - 1431 - Centro 

   17 - 3442 - 6217

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');