Ano novo, árvores velhas e preservadas

GERAL - 10:49:29
Ano novo, árvores velhas e preservadas

O ano se encerrou em Fernandópolis com a polêmica derrubada de mais de 30 Ipês Roxos (árvore símbolo da cidade) para a construção do novo Terminal Rodoviário de Passageiros, na Avenida Duque de Caxias. Porém, enquanto de um lado o cuidado com o meio ambiente deixou a desejar, do outro a iniciativa de empresários fernandopolenses mostra que atitudes simples podem fazer a diferença.

Encontrar uma sombra no centro de Fernandópolis é coisa rara. Mas na Avenida Manoel Marques Rosa, entre as duas principais vias comerciais – Brasil e São Paulo – uma imponente Sibipiruna chama a atenção em meio às fachadas das lojas. E ela só está ali graças a sensibilidade do empresário Geremias Santos Filho e sua esposa Margareti Ismarsi dos Santos.

Quando foram construir suas lojas - Hering Store e Hering Kids – eles fizeram questão de incorporar ao projeto arquitetônico não apenas a grande árvore, como também duas jabuticabeiras plantadas pelo doutor Alberto Scaloppe, antigo dono do imóvel, há mais de 50 anos.    

“As árvores foram plantadas pelo primeiro dentista de Fernandópolis, doutor Alberto Scaloppe e quando comprei a casa dele procurei adaptar e cuidar delas”, explicou Jeremias.

No entanto, enquanto de um lado havia todo um cuidado para a preservação das árvores cinquentenárias, do outro a falta de respeito de alguns estava maltratando a Sibipiruna o que levou Geremias a tomar outra atitude.

“Eu estava sempre adubando, cuidando, mas percebi que algumas pessoas jogavam lixo no pé da árvore e assim pedi para um serralheiro fazer uma grade e uma lixeira. Solicitei alguns vasos de flor da Floricultura Casa & Jardim – que fica ao lado - e assim vamos cuidar de uma das poucas árvores que restou no centro de Fernandópolis”, concluiu.

Com a atitude simples a árvore ficou ainda mais bela, além de preservada. Todo o custo da iniciativa é mantido pelas três lojas de Jeremias e Margarete e pela Floricultura Casa & Jardim.

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');