Cidade dispara alerta após notificar casos de dengue, zica e chikungunya

SAÚDE - 17:04:02
Cidade dispara alerta após notificar casos de dengue, zica e chikungunya

Agente de saúde recolhe material que pode virar criadouro do aedes aegypti

O calor e a chuva frequente no verão criam as condições ideais para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti que transmite a dengue, zica e chikungunya.

No ano passado, Fernandópolis controlou a ação do aedes e a cidade fechou o balanço com 83 casos positivos de dengue. Foram registrados 129 resultados negativos e 40 casos estão pendentes e ainda aguardam resultado do exame; para zika foram cinco notificações, todas descartadas; já de chikungunya foram realizados 23 exames, com uma confirmação, 19 exames com resultados negativos e três pendentes.

Este ano, já são 71 notificações e dois casos positivos de dengue; duas notificações de zika, ainda sem os resultados; e quatro notificações de chikungunya aguardando análise dos exames.

Com os primeiras notificações de doenças transmitidas pelo aedes, a secretaria de Saúde está lançando o alerta para a população reforçar os cuidados com focos criadouros do mosquito.

Elimine qualquer local que possa acumular água parada: o Aedes gosta de água limpa e parada para depositar os seus ovos, que se transformarão em larvas e, em 10 dias, em novos mosquitos. O Ministério da Saúde recomenda que sejam eliminados os pontos, pelo menos, uma vez por semana.

Para eliminar os pontos, deixe pneus e garrafas sempre virados de cabeça para baixo em um local seco e coberto e não seja possível o acúmulo de água.

Os pratinhos, que ficam embaixo dos vasos de plantas, também são um local que o mosquito gosta. Por isso, coloque areia nos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Caixas d’água e piscinas sem tratamento de água com cloro devem ser fechadas.

 Em áreas abertas, que tenham muitos mosquitos e possa ter um local favorável à proliferação, a recomendação é que se utilize repelente, principalmente nas pernas e pés. O Aedes prefere picar membros inferiores, como pés e tornozelos.

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');