Fernandópolis é vítima do “facão” de Dória

ARTIGOS - 20:30:47
Fernandópolis é uma das 17 cidades da região atingidas pela suspensão de convênios assinados durante o ano passado, na gestão do ex-governador Márcio França (PSB). É, o atual governador João Dória (PSDB), que já tinha passado o “facão” em convênios no início do mês, cortou agora convênios da área de Turismo. E Fernandópolis que já se preparava para receber o primeiro repasse (R$ 594,7mil) da cota de Município de Interesse Turístico, viu seu convênio ser passado na lâmina. 
O decreto do Secretário de Turismo foi publicado no sábado no Diário Oficial, diz que os convênios foram atingidos pelo decreto assinado por Dória em 2 de janeiro que estabeleceu diretrizes para a reavaliação e cancelamento das transferências de recursos. 
Os convênios em questão foram assinados no âmbito do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos ainda no governo Márcio França.
O atual governo nega retaliação política no cancelamento e diz que o corte levou em conta o fato de que o limite orçamentário dos convênios não foi respeitado pelo governo anterior. 
No caso de Fernandópolis, o prefeito André Pessuto chegou a divulgar que construiria um palco na Praça Joaquim Antônio Pereira. Com a suspensão do convênio, o projeto volta para a gaveta. 
A medida atingiu, além de Fernandópolis, Jales, Ouroeste, e mais 15 cidades da região. Os cortes montam R$ 11,3 milhões.
 

Bate pronto

 
  DE VOLTA À REDE – Depois de passar um bom tempo ausente das redes sociais, exatamente no período da uma avalanche de críticas por conta do aumento da taxa de lixo que impactou o IPTU, o prefeito André está retornando à rotina de posts em sua página no Facebook.Nesta semana, por exemplo, Pessuto esteve no Corpo de Bombeiros anunciando a Atividade Delegada para a corporação, junto com o deputado Itamar Borges, anunciou o asfaltamento de ruas no Jardim Ipanema e inaugurou novo CRAS no Jardim do Trevo/Ubirajara, que ocupa o prédio do antigo Centro Comunitário, abandonado havia 10 anos. Dias mais amenos para o prefeito que completa 43 anos na quarta-feira, 30.
 
  PRÉ-CONFERÊNCIAS - A Secretaria Municipal de Saúde Fernandópolis já está cumprindo com o calendário de pré-conferências de Saúde preparatórias para a Conferência Municipal, agendada para o dia 13 de abril. O secretário de Saúde, Flávio Ferreira diz que o objetivo é reunir profissionais da área e a população para debater e sugerir ações e melhorias no setor. A primeira pré conferência ocorreu esta semana na área da Unidade Básica de Saúde da Brasilândia.
 
  BOLA NAS COSTAS - O prefeito Flávio Prandi Franco (DEM) corre atrás para tentar reverter decisão do ex-governador Márcio Franca, que rebaixou o Pelotão da Polícia Ambiental de Jales em Base. Há cinco anos, o Pelotão de Jales havia sido transferido para Votuporanga e após grande pressão política, Jales conseguiu manter seu Pelotão, apesar da criação em Votuporanga ser mantida. O prefeito e os políticos jalesenses acreditam em retaliação política. Fernandópolis, é sede da Companhia da Polícia Ambiental, mas anos atrás também sofreu a ameaça de perder o 16º Batalhão para Votuporanga.
 
  AVC – O prefeito de Cardoso, Jair Cesar Nattes (PSD), conhecido pelo apelido de Tucura, foi internado esta semana no Hospital de Base de Rio Preto após sofrer um AVC – Acidente Vascular Cerebral – na quinta-feira, 24. O prefeito de 54 anos, seguia internado nesta sexta-feira, sem previsão de alta.
 
 
Claudemir Cabreira

Claudemir Cabreira

Jornalista. 

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');