Deputados paulistas tomam posse nesta sexta-feira

GERAL - 08:24:12
Deputados paulistas tomam posse nesta sexta-feira

Finalmente, São Paulo vai empossar os deputados eleitos em outubro do ano passado. O governador João Dória, assumiu o estado em 1º de janeiro e só agora, 76 dias,  vai poder contar com a nova Assembleia Legislativa.
Os 94 deputados estaduais serão empossados hoje às 15h, no Plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa de São Paulo. Entre os deputados que tomarão posse, estão dois veteranos da região: Itamar Borges (MDB) e Carlão Pignatari (PSDB), respectivamente de Santa Fé do Sul e Votuporanga. 
A cerimônia de posse e o juramento dos parlamentares ocorrem após a leitura da mensagem do governador. 
Após a posse, os deputados vão eleger a Mesa Diretora para o biênio 2019/2021. O órgão é responsável pelos serviços administrativos e legislativos da Casa. Cauê Macris e Janaina Paschoal disputam a presidência. 
Antes de encerrar o mandato, os deputados decidiram alterar a Constituição Paulista para mudar a posse dos parlamentares para 1º de fevereiro, alinhando com o restante do Brasil, aprovando na quinta-feira, 14, PEC – Proposta de Emenda Constitucional – que alinha a posse dos parlamentares paulistas com o restante do Brasil, ou seja, em 1º de fevereiro. 
Esse alinhamento, contudo, ainda vai demorar: a medida valerá para os parlamentares eleitos em 2026. Os atuais deputados empossados vão cumprir o mandato normalmente porque foram eleitos com as regras vigentes. Os parlamentares que serão eleitos em 2022 já saberão que terão um mandato 45 dias mais curto para que em 2027, enfim, os eleitos no ano anterior, sejam empossados em 1º de fevereiro. 
O deputado Dr. Itamar Borges (MDB) comentou a mudança. "É importante que haja coincidência entre os mandatos do Executivo e do Legislativo para também diminuir transtornos com a saída de deputados em atividade." 
A proposta de PEC foi apresentada por 35 parlamentares, entre eles Itamar Borges,  Carlão Pignatari e Gilmar Gimenes, da nossa região.

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');