Projeto mobiliza fernandopolenses para destinação solidária de parte do IR

CADERNO VIVA - 18:15:31
Projeto mobiliza fernandopolenses para destinação solidária de parte do IR

Os contribuintes do Imposto de Renda tem prazo até 30 de abril para apresentar a Declaração de Ajuste do Imposto de Renda 2019. Tempo ideal para, pessoas físicas e jurídicas, destinarem parte do imposto a pagar para projetos sociais das entidades de Fernandópolis.
Todos os anos, poder público, entidades de classe, assistenciais e a Receita Federal se unem para que parte do Imposto de Renda seja destinado ao FMDCA - Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fernandópolis. Para receber o dinheiro, as OSCs – Organizações da Sociedade Civil –, como são denominadas atualmente nossas entidades, devem apresentar um projeto e ser aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. São 16 entidades cadastradas no Fundo e que trabalham com cerca de 800 crianças e adolescentes. 
Graciely de Paula Menez, presidente do CMDCA de Fernandópolis, diz que o dinheiro do IR que ingressa no Fundo, ajuda a financiar a capacitação de agentes e projetos das entidades. No ano passado, a destinação chegou a R$ 160 mil. 
A campanha Destinação Solidária prevê que o contribuinte pessoa física que está preparando a declaração do IRPF -  Imposto de Renda Pessoa Física possa destinar 3% do imposto devido ao FMDCA, que repassa o dinheiro para as instituições que cuidam de crianças e adolescentes. As pessoas jurídicas, tributadas com base no Lucro Real, podem destinar até 1% do imposto devido.
O vice-presidente do CMDCA, Antonio França ressalta a parceria firmada com os contadores e contabilistas de Fernandópolis. “Eles são exímios especialistas nesta área e por isso Fernandópolis tem a maior arrecadação proporcional da região”, ressaltou. Além disso, os contribuintes podem obter informações na Receita Federal (3442-6322) e na Secretaria da Assistência Social e Cidadania (3442-2423).
 

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');