Cuidados especiais com os olhos no Outono

ARTIGOS - 08:46:15
Cuidados especiais com os olhos no Outono

O outono já chegou e com ele temperaturas mais amenas, umidade do ar baixa e consequentemente, os problemas oculares. Sim, o tempo mais seco desse período coloca seus olhos em risco, já que eles ficam mais propensos a alergias e doenças.

A principal delas é a síndrome do olho seco, um problema que atinge cerca de 18 milhões de brasileiros. Essa síndrome altera a quantidade de lágrimas nos olhos, deixando-os mais secos, ficando mais propensos à ação de fungos e bactérias. Nos casos mais extremos, o ressecamento e as constantes infecções e inflamações podem levar à perda de visão.

As mulheres são as mais sujeitas à síndrome, por conta do contato das pálpebras com cremes e maquiagem. Mas também correm risco maior os usuários de lentes de contatos, idosos e quem trabalha em ambientes com ar condicionado e passa muito tempo em frente ao computador ou no trânsito.

As alergias também podem se tornar um problema sério, já que as constantes coceiras podem acabar deformando a córnea. A alergia pode atingir a córnea ou a conjuntiva. Neste último caso, ela causa a conjuntivite alérgica, que não é transmissível. Só a conjuntivite causada por vírus é contagiosa. Ela é mais comum no verão, mas pode acontecer também neste período porque é provocada pelo vírus da gripe.

Ao sinal de qualquer incômodo: coceira, olhos vermelhos, lacrimejamento, sensação de corpo estranho, visão borrada, etc; o melhor é procurar um médico. É muito comum as pessoas aplicarem colírio por conta própria, mas isso pode causar danos graves.

Algumas dicas para cuidar bem dos olhos nessa estação:

No dia a dia

- Durma bem para não “cansar a vista” mais rápido;

- Tenha uma boa alimentação, rica em vitamina A, E e ômega 3;

- Beba bastante líquido;

- Caso os olhos comecem a ressecar e/ou coçar, procure seu oftalmologista. Não faça compressas com soro fisiológico nem use colírios por conta própria;

- Evite locais com ar condicionado sem manutenção adequada;

- Caso a “vista esteja cansada”, feche os olhos por alguns segundos e olhe para o horizonte - por cinco minutos a cada hora;

- Umidifique ambientes de sua casa;

- Evite ácaros: deixe os ambientes de sua casa arejados, passe aspirador de pó e fique atento com a limpeza de seus bichos de estimação;

- Use o computador com altura, brilho e contraste adequados. E não exagere!

Soma Centro de Especialidades

Soma Centro de Especialidades

Soma Centro de Especialidades 

        OFTALMOLOGIA

R: Espirito Santo - 1431 - Centro 

   17 - 3442 - 6217

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');