SAMU pede preferência para viaturas no trânsito

GERAL - 07:41:31
SAMU pede preferência para viaturas no trânsito

É comum ver nas vias de trânsito motoristas liberando a passagem para viaturas em serviço de urgência. Esta situação é regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro com o objetivo de agilizar o socorro. O SAMU de Fernandópolis orienta que, quando os sinais luminosos e sonoros estiverem acionados, os condutores dos demais veículos deverão deixar livre a passagem da faixa da esquerda para as viaturas em situação de emergência.
Este tipo de permissão não pode ser exercido a qualquer momento e sem os cuidados quanto à segurança viária. As condições essenciais para que estes veículos tenham preferência são: que estejam em urgência, em situação que necessite de rapidez para o atendimento; e o veículo deve estar devidamente identificado.
O artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro diz que “os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, observadas as seguintes disposições: quando os dispositivos estiverem acionados, indicando a proximidade dos veículos, todos os condutores deverão deixar livre a passagem pela faixa da esquerda, indo para a direita da via e parando, se necessário.

 

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');