Pterígio, o que é?

ARTIGOS - 07:29:43

O pterígio é caracterizado pelo crescimento anormal da conjuntiva (membrana que protege o globo ocular) sobre a superfície da córnea. O pequeno espessamento rosado, e algumas vezes elevado, usualmente se forma no caninho do olho (perto do nariz) e, pelo seu aspecto, muitos pacientes referem-se a ele como uma espécie de “carne nos olhos”.

A condição é considerada uma resposta do olho a um processo de irritação ocular crônica e afeta principalmente as pessoas que passam muito tempo ao ar livre, expostas ao vento e ao sol. Em geral, o pterígio ocular cresce lentamente ao longo da vida e pode parar seu crescimento em certo momento. Lesões avançadas podem progredir e recobrir o eixo visual correspondente à pupila e interferir na visão.

Algumas vezes, o pterígio pode não causar sintomas. Em outros casos, causam desconforto ocular, incluindo ardência, sensação de areia nos olhos, coceira e visão embaçada. Apesar de não causar cegueira, sua presença pode provocar alterações da córnea, com aparecimento de astigmatismos elevados, que muitas vezes não são corrigidos pelos óculos.

É importante lembrar que o tratamento deve ser feito com auxílio de um médico e vai depender do tamanho do pterígio e dos sintomas. Nos casos de lesões avançadas, a cirurgia pode ser necessária. A cirurgia para a retirada do pterígio é indicada de acordo com a gravidade dos sintomas e em casos de desconforto estético. Quando a cirurgia é o tratamento de escolha, a técnica utilizada é a retirada do pterígio associada ao transplante da conjuntiva (enxerto da conjuntiva saudável), visando recobrir o local da lesão.

Esse enxerto é fixado a região receptora aderido com cola biológica própria para este fim. Em média, o procedimento tem duração de 15 a 20 minutos e é realizado em centro cirúrgico, sob anestesia local.

O procedimento trata os sintomas, melhorando o bem-estar e a saúde ocular do paciente, além de proporcionar bons resultados estéticos e baixas taxas de regresso na maioria dos casos.

Vale ressaltar que o pterígio pode ser prevenido! Para evitar o problema, proteja os olhos dos raios ultravioletas usando óculos de sol, inclusive nos dias nublados e dentro do carro. Ao perceber qualquer sintoma, procure o seu oftalmologista!

Soma Centro de Especialidades

Soma Centro de Especialidades

Soma Centro de Especialidades 

        OFTALMOLOGIA

R: Espirito Santo - 1431 - Centro 

   17 - 3442 - 6217

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');