Bastidores

ARTIGOS - 17:29:48

JUSTÍSSIMA...

homenagem! As duas palavras ressumem a gratidão, sentimento de grande parcela da população diante da inauguração da “Unidade Básica de Saúde Dr. Adhemar Monteiro Pacheco”, ocorrida sexta última, dia 31 de maio.

O FATO...

movimentou o bairro Parque Universitário na ensolarada manhã da última sexta, dia 31 de maio, e reuniu familiares do homenageado, políticos, professores e convidados, entre eles muitos pachequistas, que há tempos cobravam uma iniciativa da classe política voltada à importância de Pacheco.

O QUE...

não faltou foi emoção. Cinco, dos seis filhos de Adhemar Pacheco, estiveram presente. Coube à filha Regina Célia a incumbência de falar em nome da família: “Meu pai tinha um grande amor por Fernandópolis, um grande amor pela medicina e dedicou sua vida à família e a esses dois amores”.

O PROTOCLO...

leu extenso currículo do homenageado, do qual, extraímos: foi médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 1947. Radicado em Fernandópolis, exerceu a medicina de 1949 a 1969 e com colegas colaborou na construção da Casa de Saúde Nossa Senhora das Graças, nosso primeiro hospital.

PACHECO...

foi casado com Maria Aparecida Viotto Monteiro. Elegeu-se  vice-prefeito, prefeito, depois vereador. Nesse tempo, dirigiu a construção da Santa Casa, e com outros médicos construíram o Hospital das Clínicas. Em 1962 foi eleito deputado estadual com 8.826 votos. Em outras eleições chegou à suplência. Faleceu em 1º de agosto de 2005 em São Paulo, aos 85 anos.

A HOMENAGEM...

ao Dr. Adhemar Monteiro Pacheco, corrige boa parte da grande falha cometida pela nossa classe política, quanto às poucas homenagens àqueles que ajudaram construir Fernandópolis: os ex-prefeitos.

É PRECISO...

que todos os prefeitos que já morreram sejam lembrados com homenagens à altura. Por questão de justiça, que os vereadores sejam mais sensíveis e busquem na história dos ex-prefeitos, na atividade política de cada um deles e nas administrações que realizaram,  denominações apropriadas, de vulto, pertinentes.

A PRESENÇA...

de 5 filhos à solenidade (o que faltou mora em Portugal) deixa claro o quanto a família Pacheco ficou agradecida pela honraria ao pai. Outras famílias de prefeitos já falecidos aguardam reconhecimento à memória e ações que perpetuem seus feitos pela cidade que tanto amaram.

 

 

 

 

 

 

Alencar Cesar Scandiuzi

Alencar Cesar Scandiuzi

Jornalista e Radiodifusor

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');