Justiça do Trabalho organiza exposição sobre trabalho infantil no Shopping

GERAL - 08:20:13
Justiça do Trabalho organiza exposição sobre trabalho infantil no Shopping

Neste dia 12 de junho é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil como forma de alerta para o problema que se espalha pelo mundo. Em referência à data, Fernandópolis receberá este mês a exposição itinerante “Um mundo sem trabalho infantil” que ficará exposta no Shopping Center Fernandópolis de 18 a 23 de junho. 

A exposição do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, promovida em Fernandópolis pelo JEIA - Juizado Especial da Infância e da Adolescência - fomenta o combate ao trabalho infantil e estimula a aprendizagem profissional, na forma da legislação vigente. 
O juiz do Trabalho e Coordenador do JEIA em Fernandópolis, Dr. Alessandro Tristão (foto), em entrevista ao CIDADÃO, explicou detalhes da Exposição: “A exposição é fruto da parceria entre a Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, com atuação no âmbito da Justiça do Trabalho, e a Comissão de Documentação do Tribunal Superior do Trabalho, com a colaboração dos gestores dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs).  A mostra é composta por aproximadamente 20 painéis e traça um panorama do trabalho infantil no País e da luta pela sua erradicação, retratando como, ainda hoje, crianças e adolescentes dos 5 aos 17 anos são submetidos a expedientes extenuantes. Nas imagens, os visitantes observarão ainda as piores formas de trabalho infantil, na forma convencionada pela Organização Internacional do Trabalho, como em carvoarias e lixões, além de empregos domésticos e outras formas de exploração da mão de obra de crianças e adolescentes. Contudo, o problema vai muito além de trabalhos perigosos e insalubres, incluindo atividades criminosas como escravidão, abuso sexual e prostituição infantil, situações também reveladas pela exposição. O público poderá, ainda, conhecer o que está sendo feito na luta pela erradicação do trabalho infantil e até experimentar, em painéis interativos, um pouco da dificuldade do trabalho realizado por muitas crianças”.

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');