Fernandópolis fica em 48º lugar no ranking nacional de governança

ARTIGOS - 18:47:50

Para quem gosta de analisar índices e pesquisas, publicamos o IGM - Índice de Governança Municipal -  do Conselho Federal de Administração, divulgado neste mês de junho, relativo ao ano de 2018, e que colocou Fernandópolis no 48º lugar entre os municípios brasileiros com população entre 50 mil e 100 mil habitantes. O ranking é feito com base em uma ampla avaliação a partir de três dimensões: finanças, gestão e desempenho. No ranking estadual, Fernandópolis ocupa a 19º posição. Votuporanga lidera o ranking nacional e estadual neste grupo que reúne 175 municípios brasileiros. 

Com o objetivo de não haver distorções, o índice agrupou os 5.570 municípios brasileiros em oito grupos com características socioeconômicas similares. 
O IGM - Índice de Governança Municipal – de Fernandópolis recebeu a nota 7,41, enquanto o melhor resultado do grupo foi de 8,92. No quesito finanças, a nota ficou em 5,5, a pior nota; 7,63 em gestão e 9,45 em desempenho, que foi o seu melhor resultado.
De acordo com o Conselho Federal de Administração, que lançou o índice em 2016, o Índice pode ajudar os gestores dos municípios a visualizar as necessidades e as boas práticas de sua região. E permite ao cidadão ter acesso à informação, estimulando sua participação social, contribuindo ainda para maior integração do governo com a sociedade. 
“O Índice CFA de Governança Municipal se destaca e se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para mensuração da performance municipal uma vez que contempla uma visão mais ampliada sobre as dimensões da governança pública, e em especial, sobre a relação entre a dimensões fiscal, gestão e desempenho”, explica nota do Conselho.


Bate pronto

  LUPA DO TCE - O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo realizou esta semana uma fiscalização em 300 unidades de saúde do Estado. A ação teve como principal objetivo verificar as condições dos serviços oferecidos à população nos Hospitais Municipais, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e nos Prontos-Socorros. Em Fernandópolis, a fiscalização foi na UPA – Unidade de Pronto Atendimento. Segundo relatório preliminar, o Tribunal detectou diversas irregularidades nas unidades vistoriadas: medicamentos fora do prazo de validade e armazenados de forma inadequada, equipamentos em desuso ou quebrados, folha de ponto dos médicos e enfermeiros assinada de forma incorreta e/ou fora da conformidade, ausência do Auto Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), além de problemas estruturais como mofo nas paredes, filas de espera e pacientes acomodados em macas nos corredores.

  OBRA INICIADA – Quem passa pela Avenida Afonso Cáfaro, próximo à Santa Casa, já pode notar esta semana o início das obras para construção do prédio que vai abrigar o Supermercados Proença. O prédio da antiga revenda Antarctica já está sendo demolido. No lugar será construído prédio com 6 mil metros quadrados de área construída. Segundo os diretores que estiveram com o prefeito André Pessuto no início de junho, a obra deve durar de 6 a 8 meses. O novo supermercado traz a expectativa de gerar 140 empregos.

  R$ 20 MILHÕES - Votuporanga também seguiu o exemplo de Fernandópolis e vai contratar empréstimos de R$ 20 milhões. O projeto foi aprovado pela Câmara esta semana. O dinheiro que será tomado junto ao Banco Santander, com a garantia da União, será para investir em infraestrutura urbana e também na construção do novo Paço Municipal. Aqui em Fernandópolis, o empréstimo já foi contratado e o prefeito deve liberar os editais de licitação para recapeamento, asfalto novo, aquisição de veículos e máquinas para Prefeitura e construção do novo prédio para abrigar a 1ª Companhia da Polícia Militar.

  WORKSHOP - A Acif realizará no dia 23 de julho workshop em parceria com a Desenvolve SP - Agência de Desenvolvimento do Governo de São Paulo. O evento contará com rodada de atendimento, além de uma palestra especial, para os associados que participarem. Segundo o presidente da Acif, Mateus Morales, o workshop tem a proposta de levar ao público as vantagens que o Desenvolve SP pode trazer as empresas com financiamentos que oferecem crescimento sustentável ao empreendedor, como solução para cada fase do negócio. Informações na Acif (17)3465-3555.

  APOIO A LAVA JATO – Mais um domingo de manifestações pelo Brasil. Desta vez o foco das manifestações será a defesa da Operação Lava Jato e uma espécie de desagravo ao atual Ministro da Justiça e ex-juiz Sérgio Moro. A reforma da Previdência e o pacote Anticrime também estão na pauta. Em Fernandópolis, a manifestação está sendo convocada pelo ex-candidato a deputado federal do PSL, Cabo Santos e está programada para às 10 horas da manhã na praça central da cidade.

 

Claudemir Cabreira

Claudemir Cabreira

Jornalista. 

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');