Sicredi mobiliza colaboradores para realizar ações no Dia de Cooperar

CADERNO VIVA - 19:45:36
Sicredi mobiliza colaboradores para realizar ações no Dia de Cooperar

Para o Sicredi, todo dia é dia de colaboração, de participação, de cooperação. Neste sábado, 6 de julho, a instituição financeira cooperativa celebrará com uma intensa programação o Dia de Cooperar, também conhecido como “Dia C”, realizado no Dia Internacional do Cooperativismo. Neste ano, o Sicredi conta com o apoio de mais de 26 mil colaboradores e da comunidade para realização de ações gratuitas nos 22 estados e no Distrito Federal, onde está presente. 

O Dia C considera ações de responsabilidade social dos ramos de cooperativismo atuantes no Brasil, incluindo o cooperativismo de crédito, e estão alinhadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). As iniciativas contam com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). A expectativa da entidade é superar, em 2019, número de pessoas impactadas pelas ações das cooperativas no ano passado, que foi de 2,2 milhões.
“A data é mais uma oportunidade para colocar em prática os valores e princípios do cooperativismo. O Sicredi tem um compromisso com o desenvolvimento econômico e social, e a cooperação é a principal ferramenta para o atingimento desse objetivo. Nosso apoio na promoção das ações do Dia C visa sensibilizar ainda mais voluntários e contribuir com o engajamento das nossas cooperativas, agentes transformadores nas comunidades onde vivem”, explica Romeo Balzan, superintendente da Fundação Sicredi.
Do total de ações do Dia C em 2018, mais de 600 foram realizadas pelo Sicredi e beneficiaram mais de 385 mil pessoas em 504 municípios. As cooperativas de crédito filiadas ao Sicredi promoveram diversas iniciativas como oficinas de reciclagem, aulas de educação financeira, arrecadação de alimentos para entidades e famílias em situação de vulnerabilidade social, hortas comunitárias, atividades recreativas e esportivas, interações com idosos, reintegração de jovens à sociedade, conscientização ambiental, entre outras.
Três das iniciativas do Sicredi foram, inclusive, destacadas na revista do Dia de Cooperar 2018 por seu alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: uma delas é o projeto “Camerata Sicredi”, no qual, por meio da música, é feito um trabalho de reintegração com os internos do Centro de Atendimento Socioeducativo de Petrolina, em Pernambuco. Já a inciativa “Reflorestamento da Nascente do Rio Giruazinho”, visou o plantio de árvores para fortalecimento da mata ciliar do rio Giruazinho, no município de Giruá, no Rio Grande do Sul. Finalmente, na cidade de Pedro Afonso, no Tocantins, o projeto “Cooperativas Amigas da Apae”, tem como objetivo arrecadar fundos para melhoria da estrutura da Associação Pais e Amigos Excepcionais (Apae). 
Para conferir mais informações sobre o Dia de Cooperar, acesse: http://diac.somoscooperativismo.coop.br/

 

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');