Thito Marques é convidado para palestra musicada no Sesc São Paulo

CADERNO VIVA - 20:13:21
Thito Marques é convidado para palestra musicada no Sesc São Paulo

O maestro da Orquestra de Violeiros de Fernandópolis, Thito Marques, será o convidado especial da palestra musicada, “O violeiro e a estrada boiadeira”, promovida pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-São Paulo. O evento será realizado nos próximos dias 26 e 27 na capital.   

O violeiro Thito Marques, nasceu em um sítio próximo à Estrada Boiadeira, no município de Aparecida do Taboado-MS. Na família, havia um primo que era peão estradeiro e sempre voltava das viagens contando muitas histórias que embalavam os sonhos do menino que também queria ser boiadeiro. 
As contingências da vida levaram este garoto para Curitiba afim de estudar e lutar pela sobrevivência. A distância e a saudade moldaram o seu gosto musical, pois o menino que sonhava em ser peão, transformou-se em violeiro, apaixonado pelo tema da Estrada Boiadeira e tudo que diz respeito a ela, ou seja, sua própria vida, histórias, causos e canções.
“Fiquei muito feliz com o convite. É um assunto que vivi e terei muito prazer em dividir”, disse o maestro Thito. 
APRESENTAÇÃO 
Na segunda-feira, 15, durante as festividades do Férias com Arte, a Orquestra de Violeiros apresentou um concerto memorável no Teatro Municipal. Em plena segunda-feira e com todos os 317 assentos ocupados, a orquestra fernandopolense provou de vez seu prestígio junto ao público regional ao trazer uma apresentação inédita, um tributo à José Fortuna, compositor, poeta, escritor, cantor, dentre tantas outras funções já exercidas no campo artístico.
Compositor de mais de 2500 músicas, José Fortuna deixou um legado inenarrável para a música brasileira com belíssimas canções, tais como a versão brasileira de Índia, o Ipê e o Prisioneiro, o Vai e vem do Carreiro, Berrante de Ouro, Riozinho, meu primeiro amor e tantas outras que consagraram grandes nomes da música caipira.
Quem também esteve presente no Teatro abrilhantando a noite foi o professor Antônio Esquina, responsável pela biografia de José Fortuna.
“Foi uma emoção muito grande. Eu conheci José Fortuna e ele foi uma pessoa simples, humilde e que tinha apenas o 3º ano de escola, mas recebeu títulos inclusive do presidente da república, além de troféus e ter praças e ruas pelo país todo com seu nome. Então é uma honra estar aqui lhe prestando essa homenagem”, disse o professor.

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');