Prefeitos viajam e vices assumem, em Rio Preto e Jales

ARTIGOS - 19:57:15

O prefeito André Pessuto (DEM) causou a maior polêmica em junho passado quando decidiu viajar por 15 dias e, em vez de passar o cargo para o vice-prefeito Gustavo Pinato (PPS), como manda o figurino, decidiu por decreto delegar as funções administrativas ao Secretário de Assuntos Jurídicos João Pimenta Junior. O que deveria ser um ato corriqueiro na administração, se transformou em polêmica e acabou gerando especulações.

Nesta semana, dois prefeitos da região, decidiram tirar uns dias de férias e seguiram o rito tradicional: repassaram a responsabilidade administrativa aos respectivos vice-prefeitos. Essa é a regra que justifica a eleição de um vice-prefeito, ou seja, substituir o prefeito quando necessário.  
A Prefeitura de Rio Preto, por exemplo, está sendo comandada pelo vice, Eleuses Paiva (PSD) desde ontem. Edinho Araújo (MDB) tirou dez dias de férias e viajou com a família para os Estados Unidos. Edinho encaminhou à Câmara comunicado sobre sua licença do cargo. Será a terceira vez que o vice-prefeito assume o posto máximo do Executivo em Rio Preto nesta gestão. No ano passado, Edinho licenciou-se do cargo em outubro. Na ocasião foi viajar com a família para a Europa. 
Outro exemplo regional: O prefeito Flávio Prandi Franco (DEM) também decidiu tirar seis dias de férias desde quarta-feira, dia 14, até o dia 20.  Autorização neste sentido já foi dada pela Câmara Municipal. Neste período, a cidade está sendo administrada pelo vice Garça. 
Simples assim, sem polêmica e mistérios.

 

Bate pronto

  ÁREA RETOMADA – A Câmara aprovou na sessão de terça-feira, 13, projeto que retoma área doada em 2009 pela prefeitura ao governo do Estado para construção do prédio do Instituto de Criminalística. A justificativa do Executivo é de que o IC está instalado em prédio locado pelo município e adequado aos trabalhos e não há mais a intenção de construção pelo Governo do Estado de São Paulo de prédio próprio para abrigar o Instituto, motivo pelo qual torna-se inócua a doação da área. Com a retomada do terreno o prefeito André Pessuto quer dar uma outra destinação ao imóvel localizado na área onde já estão o Tribunal de Contas, a sede em construção da Justiça do Trabalho, e a futura sede da 1ª Companhia da Polícia Militar. A área vai abrigar o futuro prédio para a Osfer - Orquestra de Sopros de Fernandópolis.

  VISITA – Quem marcou presença na cidade quinta-feira, 15, foi a deputado estadual Analice Fernandes (PSDB). Foi recebida no gabinete pelo prefeito André Pessuto e vereadores, visitou obras e viu veículos que foram adquiridos pela prefeitura para a Saúde com dinheiro de emendas da parlamentar. O prefeito lembrou ainda que a deputada vai destinar recursos para a conclusão total da Escola do Jardim Uirapuru, cujas obras foram iniciadas recentemente.

  MANUAL DA POLÊMICA – Escolas estaduais estão recebendo manual com orientações de como deve ser a pintura dos prédios. O manual traz fotos com modelos da pintura que destacam as cores azul e amarelo, as mesmas do PSDB, partido do governador João Dória. O manual provocou ruídos na rede. A Secretaria da Educação tratou logo de dizer que não procede a informação. “São utilizadas as cores como amarelo, verde, azul, branco, concreto e areia”, diz nota. As ações fazem parte do projeto “Escola + Bonita”.  O projeto prevê revitalizar 2,1 mil escolas até 2020.

  SEM CONVENÇÃO – O MDB realizou no fim de semana convenções para renovação dos diretórios municipais. O deputado Itamar Borges postou nas redes sociais que marcou presença sábado na convenção do partido em Rio Preto que reelegeu Pedro Nimer. Lá o MDB já anunciou que Edinho Araújo é o candidato natural à reeleição. Em Fernandópolis não houve convenção. O partido deve vir com uma Comissão Provisória em breve. Cassio Araújo deve assumir a legenda com as bênçãos de Itamar. Aqui, o MDB, como o próprio deputado anunciou, deve formar na base de apoio ao prefeito André Pessuto.

 

Claudemir Cabreira

Claudemir Cabreira

Jornalista. 

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');