Bastidores

ARTIGOS - 18:06:39

FAUSTO...

Pinato anunciou que vai transferir (em janeiro) de Fernandópolis para Rio Preto seu domicílio eleitoral. A notícia publicada no Diário da Região, edição de sábado, 5, pegou parte do eleitorado de surpresa e ganhou repercussão nas redes sociais.

UM...

dirigente partidário (de olho nas eleições municipais) postou a matéria no seu grupo WhatsApp, mas não fez nenhum comentário. Muitos curtiram, mas também optaram pelo silêncio, sinalizando, talvez, incredulidade sobre a declaração em tela, ou seja, que o federal fernandopolense esteja mesmo disposto a transferir o título para Rio Preto.

QUEM...

acredita na transferência do domicílio eleitoral de Pinato, comunga do raciocínio de que ele vai tentar seguir o projeto de Edinho Araújo, que começou a carreira política em Sana Fé do Sul em 1972, quando disputou a prefeitura da cidade (perdendo a eleição).

DEPOIS...

da derrota na estreia, Edinho embalou e nunca mais perdeu uma eleição, elegendo-se prefeito (de Santa Fé e de Rio Preto), deputado estadual e federal, chegando a ministro no governo de Michel Temer, quando assumiu a Secretaria dos Portos, que tem status de Ministério.

O MAIS...

importante passo da carreira política de Edinho foi, sem dúvida, sua mudança para Rio Preto. A transferência para a sede do maior colégio eleitoral da região ampliou chances de eleger-se deputado federal, sem contar a conquista de três mandatos de prefeito. E, segundo as pesquisas, Edinho tem grande chance de chegar ao quarto mandato,  tornando-se recordista   no ranking .

PORTANTO...

a parada para o federal fernandopolense é dura, duríssima. De cara, terá que enfrentar o fogo amigo. Leia-se, Paulo Paulera, atual presidente da Câmara de Rio Preto, filiado ao Progressista, mesmo partido de Pinato. Paulera está no grupo de Edinho, e teria assumido compromisso de apoiá-lo no projeto de reeleição.

PINATO...

para viabilizar sua candidatura a prefeito de Rio Preto, vai depender da desistência de Valdomiro Lopes (PSB), ex-prefeito, com intenção de voltar ao cargo. Quem cuida dos detalhes é Márcio França (PSB), candidato derrotado por João Doria (PSDB) na disputa pelo governo de São Paulo. Como se recorda, Pinato pulou do barco tucano e abraçou o time dos peessedebistas).

RESTA...

saber se Pinato ao “copiar” o projeto de Edinho, terá habilidade suficiente para pôr em prática a política de aproximação com o eleitorado rio-pretense, que é muito exigente, costurar alianças e formar um grupo competitivo.   Será um teste de fogo para o deputado fernandopolense. Voltaremos ao assunto.

Alencar Cesar scandiuzi

Alencar Cesar scandiuzi

Jornalista e Radiodifusor

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');