BASTIDORES

ARTIGOS - 18:46:49

DOS...
poderes constituídos da República, o Executivo é o menos privilegiado, se comparado aos recessos (folgas) dos outros dois, Legislativo e Judiciário. Enquanto o Fórum mantém apenas plantão, sem audiências, e a sede da Câmara  funcionando internamente,  sem sessões, o Paço Municipal vive expediente normal.
FORA...
da Câmara, os vereadores, nos contatos com eleitores enfrentam um assunto inescapável: a eleição de outubro, e a pretensão indisfarçável de todos por um novo mandato. A janela partidária que vai permitir troca de partido, sem perder o mandato, o fim das coligações e escandaloso fundo eleitoral pouco interessam aos votantes. Deveria interessar.
O FIM...
das coligações, acaba com o chamado “efeito Tiririca”, pelo qual a votação expressiva de um candidato ajuda a eleger outros do grupo de partidos que se uniram. Na prática, parlamentar de legenda diferente, com votação reduzida, acaba eleito devido ao desempenho do chamado “puxador de votos”.
DOIS...
exemplos: deputado federal Tiririca, reeleito em 2014 com mais de 1 milhão de votos, “puxou” mais cinco candidatos para a Câmara. Na primeira eleição, o fernandopolense Fausto Pinato também se elegeu ajudado pela legenda PRB com pouco mais de 22 mil votos, puxado pela votação expressiva de Celso Russomano.Tonho Pintor chegou ao mandato de vereador graças aos votos da coligação, e a surpreendente votação de Cidinho do Paraíso fez sobrar votos para completar o que faltou a outros candidatos.
A LEI...
será aplicada na eleição municipal de 2020. Candidato terá que ter fôlego próprio, e conseguir um monte de votos. As chances, num primeiro momento estarão com os atuais vereadores, e candidatos das chapas completas, ou seja, prefeito, vice e vereadores. “Voo solo”, de partidos isolados da majoritária, dificilmente atingirá o coeficiente eleitoral.
OITO...
partidos têm representatividade na Câmara, a saber: PSD – Ademir de Almeida e Janaina Andrade Alves; PSC – Tonho Pintor; PR – Aparecido Moreira (Cidinho do Paraíso), Murilo Jacob e Julio Cesar de Carvalho “Zarola”; PSDB – Etore Baroni e Maiza Rio; DEM – Gilberto Vian; PTB – João Pedro Siqueira e Mileno Tonissi; PP – Neide Garcia; PDT – Salvador Castro.
HÁ...
muita curiosidade por parte de alguns eleitores, sobre que rumo tomarão os atuais vereadores. Aqueles que integram grupos fortes, certamente permanecerão nas mesmas siglas, confiantes de que terão abrigo junto às candidaturas majoritárias: uma, duas, três... quatro, no máximo.
DIFICIL.
mesmo será a situação daqueles que vão formar apenas chapa de vereadores. Mesmo que apareça um campeão de votos, como já foi dito, ele não favorecerá os menos votados de outras legendas. Há uma cláusula de barreira, fruto de Emenda Constitucional que veda aos partidos a possibilidade de estabelecerem coligações nas eleições proporcionais para vereadores, deputados estaduais, distritais e federais.

Alencar Cesar Scandiuzi

Alencar Cesar Scandiuzi

Jornalista e Radiodifusor

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');