Dormir ou não dormir com seu pet?                              [![Logo da empresa Sistema Lider De Comunicação](https://cidadaonet.com.br/images/sistema_lider.webp)](https://cidadaonet.com.br) [![Logo da da empresa Jornal CidadãoNET](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/e8bb2167e108ca985ff8a5f496957a70.webp)](https://cidadaonet.com.br) [![Logo da rádio Difusora 91,3FM Fernandópolis - SP](https://cidadaonet.com.br/images/difusora.webp)](#) [![Logo da rádio Graça e Paz FM 99,9Mhz Fernandópolis - SP](https://cidadaonet.com.br/images/graca_e_paz_fm.webp)](#) 

 [![Logo da empresa Sistema Lider De Comunicação](https://cidadaonet.com.br/images/sistema_lider.webp)](https://cidadaonet.com.br) [![Logo da da empresa Jornal CidadãoNET](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/e8bb2167e108ca985ff8a5f496957a70.webp)](https://cidadaonet.com.br) 

 [](https://www.cidadaonet.com.br/facebook.com/JornalCidadao) [](https://www.instagram.com/jornalcidadao/) [](https://www.youtube.com/@Difusora91FM) 

  [![Logo da rádio Difusora 91,3FM Fernandópolis - SP](https://cidadaonet.com.br/images/difusora.webp)](#) [![Logo da rádio Graça e Paz FM 99,9Mhz Fernandópolis - SP](https://cidadaonet.com.br/images/graca_e_paz_fm.webp)](#) 

  - [Início](/)
- [Notícias](https://cidadaonet.com.br/noticias)
- [Categorias ](#)
    - [Política](https://cidadaonet.com.br/categoria/1620/politica)
    - [Polícia](https://cidadaonet.com.br/categoria/1621/policia)
    - [Região](https://cidadaonet.com.br/categoria/1637/regiao)
    - [Eventos](https://cidadaonet.com.br/categoria/38917/eventos)
    - [Esporte](https://cidadaonet.com.br/categoria/1617/esporte)
    - [Cultura E Turismo](https://cidadaonet.com.br/categoria/40084/cultura-e-turismo)
    - [Trânsito](https://cidadaonet.com.br/categoria/1639/transito)
    - [Entrevista](https://cidadaonet.com.br/categoria/1640/entrevista)
    - [Edital](https://cidadaonet.com.br/categoria/1636/edital)
    - [Crônica](https://cidadaonet.com.br/categoria/1634/cronica)
    - [Religião](https://cidadaonet.com.br/categoria/1632/religiao)
    - [Solidariedade](https://cidadaonet.com.br/categoria/1631/solidariedade)
    - [Segurança](https://cidadaonet.com.br/categoria/1630/seguranca)
    - [Meio Ambiente](https://cidadaonet.com.br/categoria/1629/meio-ambiente)
    - [Revista Cidadão](https://cidadaonet.com.br/categoria/1628/revista-cidadao)
    - [Emprego](https://cidadaonet.com.br/categoria/1627/emprego)
    - [Tecnologia](https://cidadaonet.com.br/categoria/1626/tecnologia)
    - [Economia](https://cidadaonet.com.br/categoria/1625/economia)
    - [Informe](https://cidadaonet.com.br/categoria/1624/informe)
    - [Entretenimento](https://cidadaonet.com.br/categoria/1623/entretenimento)
    - [Caderno Viva](https://cidadaonet.com.br/categoria/1622/caderno-viva)
    - [Saúde](https://cidadaonet.com.br/categoria/1619/saude)
    - [Educação](https://cidadaonet.com.br/categoria/1618/educacao)
    - [Artigos](https://cidadaonet.com.br/categoria/1616/artigos)
    - [Geral](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral)
- [Programações ](#)
    - [Primeira Hora](https://cidadaonet.com.br/programacao/39822/primeira-hora)
    - [Crias Da Casa](https://cidadaonet.com.br/programacao/39821/crias-da-casa)
    - [Um Toque Sincero Com A Tia](https://cidadaonet.com.br/programacao/39820/um-toque-sincero-com-a-tia)
    - [Rotativa No Ar](https://cidadaonet.com.br/programacao/39819/rotativa-no-ar)
- [Contato](https://cidadaonet.com.br/contato)

  [ ![GIGANTAO](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/19eaa052c8d454873ee7bb59ee7560e4.png) ](https://www.instagram.com/gigantaorede?igsh=cnc5b2RidmR0bjR2) 

    1. [Início](https://cidadaonet.com.br)
2. [Caderno Viva](https://cidadaonet.com.br/categoria/1622/caderno-viva)

Dormir ou não dormir com seu pet?
=================================

Por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/1464/da-redacao)

  [ Fernandópolis - SP ](https://cidadaonet.com.br/cidade/857/fernandopolis-sp)

Compartilhe -

 [  

 ](#) [  

 ](https://www.facebook.com/sharer/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fcidadaonet.com.br%2Fnoticia%2F10233%2Fdormir-ou-nao-dormir-com-seu-pet) [  

 ](https://www.x.com/intent/tweet?=text=Dormir%20ou%20n%C3%A3o%20dormir%20com%20seu%20pet%3F%0Ahttps%3A%2F%2Fcidadaonet.com.br%2Fnoticia%2F10233%2Fdormir-ou-nao-dormir-com-seu-pet) [  

 ](https://api.whatsapp.com/send?text=Dormir%20ou%20n%C3%A3o%20dormir%20com%20seu%20pet%3F%0Ahttps%3A%2F%2Fcidadaonet.com.br%2Fnoticia%2F10233%2Fdormir-ou-nao-dormir-com-seu-pet) [  

 ](https://threads.net/intent/post?text=Dormir%20ou%20n%C3%A3o%20dormir%20com%20seu%20pet%3F%0Ahttps%3A%2F%2Fcidadaonet.com.br%2Fnoticia%2F10233%2Fdormir-ou-nao-dormir-com-seu-pet) [  

 ](mailto:?subject=Dormir%20ou%20n%C3%A3o%20dormir%20com%20seu%20pet%3F&body=https%3A%2F%2Fcidadaonet.com.br%2Fnoticia%2F10233%2Fdormir-ou-nao-dormir-com-seu-pet) 

 ![Dormir ou não dormir com seu pet?](https://cidadaonet.com.br/images/placeholder_news.webp) 

*Doenças respiratórias e transmissão de doenças são os maiores riscos ao dividir a cama com um animal*

Muitos donos ficam atormentados com esse dilema, afinal, os animais de estimação são tão carentes e fofinhos que muitas pessoas acabam não resistindo. Tudo começa quando os pets são filhotes, sentem falta de suas mães, choram e imploram por um espaço ao lado de seus donos, principalmente na hora de dormir. É exatamente nessa hora que todos os limites e proibições vão por água abaixo.

O grande problema da enorme proximidade entre animais e homens está muito além da diferença das espécies. Muitas pessoas criticam a humanização dos pets, mas essa questão está longe de ser o principal problema: a grande preocupação em relação a dormir ou não com seu cão ou gato é a **transmissão de zoonoses** e os possíveis problemas respiratórios.

As zoonoses são todas as doenças que podem ser transmitidas do animal ao homem e vice-versa. As principais incluem a raiva, a leptospirose e a toxoplasmose, mas existem muitas outras doenças capazes de acometer você e seu pet. Acredita-se que mais de 100 zoonoses possuem como principais vetores de transmissão os animais domésticos.

Também é muito importante frisar que dormir com o animal de estimação não é a única atitude que pode trazer riscos à saúde de ambos. Beijar seu pet ou aceitar lambidas dele – principalmente em locais com ferimentos abertos – também pode apresentar problemas.

É comum as pessoas dormirem com seus animais?

Estatísticas levantadas pela *American Pet Products,* pela Comac (Comissão de Animais de Companhia) e pelo Sindan (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal) mostram dados surpreendentes:

· Cerca de 55% dos pets de famílias brasileiras dormem dentro de casa;

· 23% dormem junto aos donos;

· 12% possuem seu próprio quarto;

· 11% dormem na sala;

· Apenas 9% ficam em banheiros ou lavanderias;

**Consequências de dormir com o pet**

**Além da transmissão de zoonoses, dormir com o animal pode criar forte dependência a ele e ao dono**

Claramente, ao começar a dormir na cama do dono, o pet fica acostumado com a situação e acaba, muitas vezes, tomando conta dela: não dorme em outro local de jeito nenhum. Da mesma forma que ele se apega, o dono também pode sofrer o mesmo processo.

Em casos extremos, o resultado de apego ao animal pode chegar até mesmo no abandono de uma vida social saudável: muitas pessoas que dormem com animais deixam de sair, deixam de viajar e podem enfrentar problemas até mesmo em suas vidas amorosas.

Como reduzir o risco de transmissão de doenças

Se você dorme com seu pet, fique de olho nos cuidados que sempre deve ter

Caso tenha chegado até aqui e decidido que, mesmo com os riscos, dormir com o seu animal de estimação vale muito a pena, é ideal que tome todos os cuidados necessários para diminuir a possibilidade de problemas:

· Garanta que seu **pet tenha tomado todas as vacinas**. Lembre-se: cães e gatos devem ser vacinados anualmente;

· Não se esqueça de dar vermífugo ao seu animal;

· Dê banho em seu animal semanalmente;

· Se houver qualquer mudança de comportamento em seu animal, consulte um veterinário.

· Ao voltar da rua com seu pet, lave e seque as patas dele;

· Se possível, utilize algum medicamento – devidamente prescrito pelo veterinário – com foco em prevenção contra pulgas e carrapatos;

· Caso seu animal solte muito pelo, troque diariamente as roupas de cama. Se não for possível, limpe-a com o auxílio de um aspirador.

Mais sobre Caderno Viva
-----------------------

 [![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/6748702115df41dcf7a96f.jpg)](https://cidadaonet.com.br/noticia/26830/proibicao-de-telemarketing-de-telefonicas-comeca-hoje) [Caderno Viva](https://cidadaonet.com.br/categoria/1622/caderno-viva)[Proibição de telemarketing de telefônicas começa hoje](https://cidadaonet.com.br/noticia/26830/proibicao-de-telemarketing-de-telefonicas-comeca-hoje)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/1464/da-redacao)

 [![](https://cidadaonet.com.br/images/placeholder_news.webp)](https://cidadaonet.com.br/noticia/24093/grandes-lagos) [Caderno Viva](https://cidadaonet.com.br/categoria/1622/caderno-viva)[Grandes Lagos](https://cidadaonet.com.br/noticia/24093/grandes-lagos)
----------------------------------------------------------------------

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/1464/da-redacao)

 [![](https://cidadaonet.com.br/images/placeholder_news.webp)](https://cidadaonet.com.br/noticia/23947/delverdi-5) [Caderno Viva](https://cidadaonet.com.br/categoria/1622/caderno-viva)[Delverdi 5](https://cidadaonet.com.br/noticia/23947/delverdi-5)
----------------------------------------------------------------

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/1464/da-redacao)

 [![](https://cidadaonet.com.br/images/placeholder_news.webp)](https://cidadaonet.com.br/noticia/23946/delverdi) [Caderno Viva](https://cidadaonet.com.br/categoria/1622/caderno-viva)[Delverdi](https://cidadaonet.com.br/noticia/23946/delverdi)
------------------------------------------------------------

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/1464/da-redacao)

 Últimas Notícias
----------------

 [Ver Todos](https://cidadaonet.com.br) 

 [ ![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/344a2937125722b86410b6732b74793e.jpg) 

 ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40098/em-sessao-extra-camara-aprova-projeto-que-denomina-ponto-de-apoio-para-motorhomes)  [ Política ](https://cidadaonet.com.br/categoria/1620/politica) ###  [ Em sessão extra, Câmara aprova projeto que denomina “Ponto de apoio para motorhomes” ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40098/em-sessao-extra-camara-aprova-projeto-que-denomina-ponto-de-apoio-para-motorhomes) 

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

 [ ![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/d93bc822c557382d875a054a79b42df7.jpg) 

 ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40096/saude-na-represa-atrai-fernandopolenses-em-busca-de-servicos)  [ Geral ](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral) ###  [ “Saúde na Represa” atrai fernandopolenses em busca de serviços ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40096/saude-na-represa-atrai-fernandopolenses-em-busca-de-servicos) 

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

 [ ![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/d2354609902b33d1cacbf61e83abcbdf.jpg) 

 ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40093/presidenciavel-augusto-cury-participa-de-almoco-com-empresarios-da-regiao)  [ Política ](https://cidadaonet.com.br/categoria/1620/politica) ###  [ Presidenciável Augusto Cury participa de almoço com empresários da região ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40093/presidenciavel-augusto-cury-participa-de-almoco-com-empresarios-da-regiao) 

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

 [ ![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/55296a4677937657a16fddfeb622ca53.jpg) 

 ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40091/juri-condena-motorista-embriagada-a-16-anos-de-prisao-por-atropelar-e-matar-jovem)  [ Geral ](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral) ###  [ Júri condena motorista embriagada a 16 anos de prisão por atropelar e matar jovem ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40091/juri-condena-motorista-embriagada-a-16-anos-de-prisao-por-atropelar-e-matar-jovem) 

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

    Baixe o aplicativo
------------------

 [   DISPONÍVEL NO Google Play  ](#) [   BAIXAR NA App Store  ](#) 

 AO VIVO

Institucional
-------------

- [Início](/)
- [Notícias](https://cidadaonet.com.br/noticias)

Categorias
----------

- [Política](https://cidadaonet.com.br/categoria/1620/politica)
- [Polícia](https://cidadaonet.com.br/categoria/1621/policia)
- [Região](https://cidadaonet.com.br/categoria/1637/regiao)
- [Eventos](https://cidadaonet.com.br/categoria/38917/eventos)
- [Esporte](https://cidadaonet.com.br/categoria/1617/esporte)
- [Cultura E Turismo](https://cidadaonet.com.br/categoria/40084/cultura-e-turismo)
- [Trânsito](https://cidadaonet.com.br/categoria/1639/transito)
- [Entrevista](https://cidadaonet.com.br/categoria/1640/entrevista)
- [Edital](https://cidadaonet.com.br/categoria/1636/edital)
- [Crônica](https://cidadaonet.com.br/categoria/1634/cronica)
- [Religião](https://cidadaonet.com.br/categoria/1632/religiao)
- [Solidariedade](https://cidadaonet.com.br/categoria/1631/solidariedade)
- [Segurança](https://cidadaonet.com.br/categoria/1630/seguranca)
- [Meio Ambiente](https://cidadaonet.com.br/categoria/1629/meio-ambiente)
- [Revista Cidadão](https://cidadaonet.com.br/categoria/1628/revista-cidadao)
- [Emprego](https://cidadaonet.com.br/categoria/1627/emprego)
- [Tecnologia](https://cidadaonet.com.br/categoria/1626/tecnologia)
- [Economia](https://cidadaonet.com.br/categoria/1625/economia)
- [Informe](https://cidadaonet.com.br/categoria/1624/informe)
- [Entretenimento](https://cidadaonet.com.br/categoria/1623/entretenimento)
- [Caderno Viva](https://cidadaonet.com.br/categoria/1622/caderno-viva)
- [Saúde](https://cidadaonet.com.br/categoria/1619/saude)
- [Educação](https://cidadaonet.com.br/categoria/1618/educacao)
- [Artigos](https://cidadaonet.com.br/categoria/1616/artigos)
- [Geral](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral)

Contato
-------

 Rua Espírito Santo, 144, Jardim Santa Rita, Fernandópolis - SP, 15610-020

 - [](https://www.cidadaonet.com.br/facebook.com/JornalCidadao)
- [](https://www.instagram.com/jornalcidadao/)
- [](https://www.youtube.com/@Difusora91FM)

 Copyright ©2025 Todos os direitos reservados por [Jornal CidadãoNET - Conteúdo Regional e Jornalismo de Verdade](https://cidadaonet.com.br)

O Cidadão NET é o principal portal de notícias da região, com cobertura completa e atualizada sobre política, economia, esportes, cultura e eventos locais. Fique por dentro das últimas informações e saiba tudo o que acontece na sua cidade e no estado. Notícias confiáveis, conteúdo regional e jornalismo de verdade — tudo em um só lugar!

 [ ![Cafe Web Design](https://cidadaonet.com.br/images/cafe_logo_white.webp)Software house para IA aplicada, sistemas e crescimento digital.

 ](https://www.cafewebdesign.com.br) 

 Nós utilizamos cookies
----------------------

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência geral do usuário.

    Somente essenciais     Aceitar todos  

 [ Personalizar    ](#cookies-policy-customize)       **Cookies essenciais** Há alguns cookies que precisamos incluir para que certas páginas do site funcionem corretamente. Por essa razão, eles não exigem o seu consentimento.

 - laravel\_cookie\_consent

    1 ano

    Utilizado para armazenar as preferências de consentimento de cookies do usuário.
- laravel-session

    2 horas

    Utilizado para identificar a sessão de navegação do usuário.
- XSRF-TOKEN

    2 horas

    Utilizado para proteger tanto o usuário quanto o nosso site contra ataques de falsificação de requisições entre sites.

 [Mais detalhes](#cookies-policy-essentials) 

    **Cookies analíticos** Utilizamos esses cookies para pesquisas internas sobre como podemos melhorar o serviço que oferecemos a todos os nossos usuários. Esses cookies avaliam como você interage com o nosso site.

 - gtm

    1 ano

    Utilizado pelo Google Tag Manager para carregar tags de medição e público-alvo, somente após o seu consentimento.

 [Mais detalhes](#cookies-policy-analytics) 

 Salvar configurações
