Os 800 dias de Vilar na Prefeitura de Fernandópolis                              [![Logo da empresa Sistema Lider De Comunicação](https://cidadaonet.com.br/images/sistema_lider.webp)](https://cidadaonet.com.br) [![Logo da da empresa Jornal CidadãoNET](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/e8bb2167e108ca985ff8a5f496957a70.webp)](https://cidadaonet.com.br) [![Logo da rádio Difusora 91,3FM Fernandópolis - SP](https://cidadaonet.com.br/images/difusora.webp)](#) [![Logo da rádio Graça e Paz FM 99,9Mhz Fernandópolis - SP](https://cidadaonet.com.br/images/graca_e_paz_fm.webp)](#) 

 [![Logo da empresa Sistema Lider De Comunicação](https://cidadaonet.com.br/images/sistema_lider.webp)](https://cidadaonet.com.br) [![Logo da da empresa Jornal CidadãoNET](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/e8bb2167e108ca985ff8a5f496957a70.webp)](https://cidadaonet.com.br) 

 [](https://www.cidadaonet.com.br/facebook.com/JornalCidadao) [](https://www.instagram.com/jornalcidadao/) [](https://www.youtube.com/@Difusora91FM) 

  [![Logo da rádio Difusora 91,3FM Fernandópolis - SP](https://cidadaonet.com.br/images/difusora.webp)](#) [![Logo da rádio Graça e Paz FM 99,9Mhz Fernandópolis - SP](https://cidadaonet.com.br/images/graca_e_paz_fm.webp)](#) 

  - [Início](/)
- [Notícias](https://cidadaonet.com.br/noticias)
- [Categorias ](#)
    - [Política](https://cidadaonet.com.br/categoria/1620/politica)
    - [Polícia](https://cidadaonet.com.br/categoria/1621/policia)
    - [Região](https://cidadaonet.com.br/categoria/1637/regiao)
    - [Eventos](https://cidadaonet.com.br/categoria/38917/eventos)
    - [Esporte](https://cidadaonet.com.br/categoria/1617/esporte)
    - [Cultura E Turismo](https://cidadaonet.com.br/categoria/40084/cultura-e-turismo)
    - [Trânsito](https://cidadaonet.com.br/categoria/1639/transito)
    - [Entrevista](https://cidadaonet.com.br/categoria/1640/entrevista)
    - [Edital](https://cidadaonet.com.br/categoria/1636/edital)
    - [Crônica](https://cidadaonet.com.br/categoria/1634/cronica)
    - [Religião](https://cidadaonet.com.br/categoria/1632/religiao)
    - [Solidariedade](https://cidadaonet.com.br/categoria/1631/solidariedade)
    - [Segurança](https://cidadaonet.com.br/categoria/1630/seguranca)
    - [Meio Ambiente](https://cidadaonet.com.br/categoria/1629/meio-ambiente)
    - [Revista Cidadão](https://cidadaonet.com.br/categoria/1628/revista-cidadao)
    - [Emprego](https://cidadaonet.com.br/categoria/1627/emprego)
    - [Tecnologia](https://cidadaonet.com.br/categoria/1626/tecnologia)
    - [Economia](https://cidadaonet.com.br/categoria/1625/economia)
    - [Informe](https://cidadaonet.com.br/categoria/1624/informe)
    - [Entretenimento](https://cidadaonet.com.br/categoria/1623/entretenimento)
    - [Caderno Viva](https://cidadaonet.com.br/categoria/1622/caderno-viva)
    - [Saúde](https://cidadaonet.com.br/categoria/1619/saude)
    - [Educação](https://cidadaonet.com.br/categoria/1618/educacao)
    - [Artigos](https://cidadaonet.com.br/categoria/1616/artigos)
    - [Geral](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral)
- [Programações ](#)
    - [Primeira Hora](https://cidadaonet.com.br/programacao/39822/primeira-hora)
    - [Crias Da Casa](https://cidadaonet.com.br/programacao/39821/crias-da-casa)
    - [Um Toque Sincero Com A Tia](https://cidadaonet.com.br/programacao/39820/um-toque-sincero-com-a-tia)
    - [Rotativa No Ar](https://cidadaonet.com.br/programacao/39819/rotativa-no-ar)
- [Contato](https://cidadaonet.com.br/contato)

  [ ![GIGANTAO](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/19eaa052c8d454873ee7bb59ee7560e4.png) ](https://www.instagram.com/gigantaorede?igsh=cnc5b2RidmR0bjR2) 

    1. [Início](https://cidadaonet.com.br)
2. [Geral](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral)

Os 800 dias de Vilar na Prefeitura de Fernandópolis
===================================================

Por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/1464/da-redacao)

 18 de março de 2011

  [ Fernandópolis - SP ](https://cidadaonet.com.br/cidade/857/fernandopolis-sp)

Compartilhe -

 [  

 ](#) [  

 ](https://www.facebook.com/sharer/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fcidadaonet.com.br%2Fnoticia%2F17969%2Fos-800-dias-de-vilar-na-prefeitura-de-fernandopolis) [  

 ](https://www.x.com/intent/tweet?=text=Os%20800%20dias%20de%20Vilar%20na%20Prefeitura%20de%20Fernand%C3%B3polis%0Ahttps%3A%2F%2Fcidadaonet.com.br%2Fnoticia%2F17969%2Fos-800-dias-de-vilar-na-prefeitura-de-fernandopolis) [  

 ](https://api.whatsapp.com/send?text=Os%20800%20dias%20de%20Vilar%20na%20Prefeitura%20de%20Fernand%C3%B3polis%0Ahttps%3A%2F%2Fcidadaonet.com.br%2Fnoticia%2F17969%2Fos-800-dias-de-vilar-na-prefeitura-de-fernandopolis) [  

 ](https://threads.net/intent/post?text=Os%20800%20dias%20de%20Vilar%20na%20Prefeitura%20de%20Fernand%C3%B3polis%0Ahttps%3A%2F%2Fcidadaonet.com.br%2Fnoticia%2F17969%2Fos-800-dias-de-vilar-na-prefeitura-de-fernandopolis) [  

 ](mailto:?subject=Os%20800%20dias%20de%20Vilar%20na%20Prefeitura%20de%20Fernand%C3%B3polis&body=https%3A%2F%2Fcidadaonet.com.br%2Fnoticia%2F17969%2Fos-800-dias-de-vilar-na-prefeitura-de-fernandopolis) 

 ![Os 800 dias de Vilar na Prefeitura de Fernandópolis](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/5501443995defad994cec1.gif) 

 O estilo centralizador do prefeito de Fernandópolis, Luiz Vilar de Siqueira, desgastou de forma lenta e gradual as relações políticas que, em 2008, lhe propiciaram a chegada ao poder. 
 Fotos da campanha daquele ano mostram deputados, vereadores, empresários poderosos &#150; enfim, gente de vários matizes políticos &#150; sorrindo ao lado do candidato. Certamente, a produção de fotos assim seria impossível em 2011. 
 Desde o início, Vilar chamou tudo para o seu controle. Determinou que qualquer declaração à imprensa, por seus secretários &#150; mesmo que se trate de mera informação técnica ou funcional &#150; tem que passar pela assessoria de comunicação. A medida, nitidamente castradora, constrange o primeiro escalão da administração. 
 O prefeito começou seu mandato gozando do privilégio de ter uma Câmara submissa aos seus projetos. A cada semana, seu líder no Legislativo entupia o Palácio 22 de Maio com projetos do Executivo que eram votados a toque de caixa, com dispensa das formalidades legais. 
 Esses projetos eram chamados de &#147;Dez para as Oito&#148;, porque o líder do prefeito chegava com eles à Câmara dez minutos antes do início da sessão. Eles acabavam sendo aprovados sem passarem pelas comissões e sem serem analisados a fundo, como manda o figurino.
 Aos poucos, porém, vozes descontentes se fizeram ouvir na Câmara, e hoje Vilar tem dificuldades de manejar o jogo político da forma que gostaria. Correm pelos bastidores informações de que, bem ao seu estilo, estaria pressionando aliados e adversários, mas ele sabe que, em 2012, será inevitável que o dique se rompa. 
DEPUTADOS
 Num país cuja política tributária é a de concentrar os recursos advindos dos impostos nas mãos do Estado e principalmente da União, é essencial para o administrador municipal manter uma vasta rede de relacionamentos com parlamentares estaduais e federais, secretários de Estado e até ministros, para fazer funcionar a política do chapéu na mão. 
 De olho na perspectiva do advento da Zona de Processamento de Exportações, o prefeito se aproximou do deputado petista Devanir Ribeiro, que, inegavelmente, muito o ajudou. Essa proximidade, entretanto, afastou Vilar de seus compromissos com o candidato Rodrigo Garcia, do seu partido, o DEM. À boca pequena, os democratas consideram o prefeito de Fernandópolis fora do partido.
 Foi exatamente essa postura &#150; que redundou numa pífia votação em Fernandópolis para o influente deputado &#150; que pôs a prêmio a cabeça de Vilar nas hostes partidárias. 
 A par disso, seu outro deputado federal &#150; Julio Semeghini &#150; optou por assumir a Gestão Pública no governo de Geraldo Alckmin. Sem o tucano, o prefeito terá que costurar novos acordos. A falta de companheiros políticos se estende à Assembléia Legislativa, onde a influência do prefeito parece se restringir a Analice Fernandes, do PSDB &#150; que, por sinal, anda sumida de Fernandópolis.
EXPÔ
 Por mais que se tente dissimular, é visível a crise entre Vilar e seu vice, Paulo Biroli. Quando Biroli, irritado com uma decisão judicial, decidiu abdicar da presidência da Expô, o prefeito pronunciou apenas um anódino &#147;Lamento!&#148; e aceitou a carta demissionária do então presidente da festa.
 Caso quisesse mesmo manter seu vice à frente da Expô, Vilar teria rasgado a carta e dito à imprensa que iria até o fim com o presidente que havia nomeado. Mas esse, definitivamente, não é o estilo do ex-cespiano. 
OPOSIÇÃO 
 Foram muitas as atitudes discricionárias nesses 800 dias que tornaram o prefeito antipático à população. Ele proibiu que o trenzinho de Natal &#150; aquele que transporta crianças &#150; fizesse ponto no centro da cidade, inviabilizando o projeto, que dava sustentação financeira à Associação Antialcoólica; arranjou cizânia com Henri Dias, presidente da influente OAB; impediu que Renato Colombano, presidente que levou o Fefecê a fazer boa campanha em 2009, permanecesse no cargo no ano seguinte.
 Ainda ensaiou uma desastrada queda-de-braço com Votuporanga no início de seu governo, o que custou a Fernandópolis o AME.
 Assim, várias facções oposicionistas brotaram com naturalidade &#150; algumas, do seio do próprio movimento que o guindou à cadeira do Executivo. 
 A Associação de Amigos do Município, que na campanha de 2008 e no início do mandato vestiu abertamente a camisa vilarista, anda calada e discreta. Talvez reavaliando as estratégias anteriormente traçadas. 
 O isolamento político do prefeito é tão evidente que ele não compareceu à posse dos deputados estaduais na última terça-feira. Enquanto isso, o prefeito Junior Marão, de Votuporanga, marcava presença ao lado de vários empresários de sua cidade; o mesmo fizeram os prefeitos de Populina, Mira Estrela e Santa Fé do Sul, vereadores de Macedônia e uma infinidade de políticos da região. 
 O povo &#150; last but not least &#150; não esconde sua revolta. O eleitor da periferia, onde o prefeito nunca foi bem votado, critica o descaso administrativo para com os seus problemas. Blindado por seus assessores mais próximos, Vilar nem deve saber desse fenômeno, pelo menos em sua plena extensão. Afinal, ele não é figurinha fácil nos bairros pobres da cidade. 

Mais sobre Geral
----------------

 [![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/d93bc822c557382d875a054a79b42df7.jpg)](https://cidadaonet.com.br/noticia/40096/saude-na-represa-atrai-fernandopolenses-em-busca-de-servicos) [Geral](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral)[“Saúde na Represa” atrai fernandopolenses em busca de serviços](https://cidadaonet.com.br/noticia/40096/saude-na-represa-atrai-fernandopolenses-em-busca-de-servicos)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

 [![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/c8acdf27d632e02a6b6daea41e85d27c.jpg)](https://cidadaonet.com.br/noticia/40094/veja-o-que-abre-e-o-que-fecha-no-feriadao-de-7-de-setembro) [Geral](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral)[Veja o que abre e o que fecha no feriadão de 7 de setembro](https://cidadaonet.com.br/noticia/40094/veja-o-que-abre-e-o-que-fecha-no-feriadao-de-7-de-setembro)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

 [![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/55296a4677937657a16fddfeb622ca53.jpg)](https://cidadaonet.com.br/noticia/40091/juri-condena-motorista-embriagada-a-16-anos-de-prisao-por-atropelar-e-matar-jovem) [Geral](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral)[Júri condena motorista embriagada a 16 anos de prisão por atropelar e matar jovem](https://cidadaonet.com.br/noticia/40091/juri-condena-motorista-embriagada-a-16-anos-de-prisao-por-atropelar-e-matar-jovem)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

 [![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/9badcef682f1dbfad183359eaf1a8689.jpg)](https://cidadaonet.com.br/noticia/40087/prefeitura-abre-inscricoes-para-curso-de-confeitaria-no-cozinhalimento) [Geral](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral)[Prefeitura abre inscrições para curso de confeitaria no Cozinhalimento](https://cidadaonet.com.br/noticia/40087/prefeitura-abre-inscricoes-para-curso-de-confeitaria-no-cozinhalimento)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

 Últimas Notícias
----------------

 [Ver Todos](https://cidadaonet.com.br) 

 [ ![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/344a2937125722b86410b6732b74793e.jpg) 

 ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40098/camara-aprova-projeto-que-denomina-ponto-de-apoio-para-motorhomes)  [ Política ](https://cidadaonet.com.br/categoria/1620/politica) ###  [ Câmara aprova projeto que denomina “Ponto de apoio para motorhomes” ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40098/camara-aprova-projeto-que-denomina-ponto-de-apoio-para-motorhomes) 

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

 [ ![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/d93bc822c557382d875a054a79b42df7.jpg) 

 ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40096/saude-na-represa-atrai-fernandopolenses-em-busca-de-servicos)  [ Geral ](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral) ###  [ “Saúde na Represa” atrai fernandopolenses em busca de serviços ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40096/saude-na-represa-atrai-fernandopolenses-em-busca-de-servicos) 

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

 [ ![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/d2354609902b33d1cacbf61e83abcbdf.jpg) 

 ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40093/presidenciavel-augusto-cury-participa-de-almoco-com-empresarios-da-regiao)  [ Política ](https://cidadaonet.com.br/categoria/1620/politica) ###  [ Presidenciável Augusto Cury participa de almoço com empresários da região ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40093/presidenciavel-augusto-cury-participa-de-almoco-com-empresarios-da-regiao) 

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

 [ ![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/55296a4677937657a16fddfeb622ca53.jpg) 

 ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40091/juri-condena-motorista-embriagada-a-16-anos-de-prisao-por-atropelar-e-matar-jovem)  [ Geral ](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral) ###  [ Júri condena motorista embriagada a 16 anos de prisão por atropelar e matar jovem ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40091/juri-condena-motorista-embriagada-a-16-anos-de-prisao-por-atropelar-e-matar-jovem) 

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

    Baixe o aplicativo
------------------

 [   DISPONÍVEL NO Google Play  ](#) [   BAIXAR NA App Store  ](#) 

 AO VIVO

Institucional
-------------

- [Início](/)
- [Notícias](https://cidadaonet.com.br/noticias)

Categorias
----------

- [Política](https://cidadaonet.com.br/categoria/1620/politica)
- [Polícia](https://cidadaonet.com.br/categoria/1621/policia)
- [Região](https://cidadaonet.com.br/categoria/1637/regiao)
- [Eventos](https://cidadaonet.com.br/categoria/38917/eventos)
- [Esporte](https://cidadaonet.com.br/categoria/1617/esporte)
- [Cultura E Turismo](https://cidadaonet.com.br/categoria/40084/cultura-e-turismo)
- [Trânsito](https://cidadaonet.com.br/categoria/1639/transito)
- [Entrevista](https://cidadaonet.com.br/categoria/1640/entrevista)
- [Edital](https://cidadaonet.com.br/categoria/1636/edital)
- [Crônica](https://cidadaonet.com.br/categoria/1634/cronica)
- [Religião](https://cidadaonet.com.br/categoria/1632/religiao)
- [Solidariedade](https://cidadaonet.com.br/categoria/1631/solidariedade)
- [Segurança](https://cidadaonet.com.br/categoria/1630/seguranca)
- [Meio Ambiente](https://cidadaonet.com.br/categoria/1629/meio-ambiente)
- [Revista Cidadão](https://cidadaonet.com.br/categoria/1628/revista-cidadao)
- [Emprego](https://cidadaonet.com.br/categoria/1627/emprego)
- [Tecnologia](https://cidadaonet.com.br/categoria/1626/tecnologia)
- [Economia](https://cidadaonet.com.br/categoria/1625/economia)
- [Informe](https://cidadaonet.com.br/categoria/1624/informe)
- [Entretenimento](https://cidadaonet.com.br/categoria/1623/entretenimento)
- [Caderno Viva](https://cidadaonet.com.br/categoria/1622/caderno-viva)
- [Saúde](https://cidadaonet.com.br/categoria/1619/saude)
- [Educação](https://cidadaonet.com.br/categoria/1618/educacao)
- [Artigos](https://cidadaonet.com.br/categoria/1616/artigos)
- [Geral](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral)

Contato
-------

 Rua Espírito Santo, 144, Jardim Santa Rita, Fernandópolis - SP, 15610-020

 - [](https://www.cidadaonet.com.br/facebook.com/JornalCidadao)
- [](https://www.instagram.com/jornalcidadao/)
- [](https://www.youtube.com/@Difusora91FM)

 Copyright ©2025 Todos os direitos reservados por [Jornal CidadãoNET - Conteúdo Regional e Jornalismo de Verdade](https://cidadaonet.com.br)

O Cidadão NET é o principal portal de notícias da região, com cobertura completa e atualizada sobre política, economia, esportes, cultura e eventos locais. Fique por dentro das últimas informações e saiba tudo o que acontece na sua cidade e no estado. Notícias confiáveis, conteúdo regional e jornalismo de verdade — tudo em um só lugar!

 [ ![Cafe Web Design](https://cidadaonet.com.br/images/cafe_logo_white.webp)Software house para IA aplicada, sistemas e crescimento digital.

 ](https://www.cafewebdesign.com.br) 

 Nós utilizamos cookies
----------------------

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência geral do usuário.

    Somente essenciais     Aceitar todos  

 [ Personalizar    ](#cookies-policy-customize)       **Cookies essenciais** Há alguns cookies que precisamos incluir para que certas páginas do site funcionem corretamente. Por essa razão, eles não exigem o seu consentimento.

 - laravel\_cookie\_consent

    1 ano

    Utilizado para armazenar as preferências de consentimento de cookies do usuário.
- laravel-session

    2 horas

    Utilizado para identificar a sessão de navegação do usuário.
- XSRF-TOKEN

    2 horas

    Utilizado para proteger tanto o usuário quanto o nosso site contra ataques de falsificação de requisições entre sites.

 [Mais detalhes](#cookies-policy-essentials) 

    **Cookies analíticos** Utilizamos esses cookies para pesquisas internas sobre como podemos melhorar o serviço que oferecemos a todos os nossos usuários. Esses cookies avaliam como você interage com o nosso site.

 - gtm

    1 ano

    Utilizado pelo Google Tag Manager para carregar tags de medição e público-alvo, somente após o seu consentimento.

 [Mais detalhes](#cookies-policy-analytics) 

 Salvar configurações
