Detran de Fernandópolis sob nova direção                              [![Logo da empresa Sistema Lider De Comunicação](https://cidadaonet.com.br/images/sistema_lider.webp)](https://cidadaonet.com.br) [![Logo da da empresa Jornal CidadãoNET](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/e8bb2167e108ca985ff8a5f496957a70.webp)](https://cidadaonet.com.br) [![Logo da rádio Difusora 91,3FM Fernandópolis - SP](https://cidadaonet.com.br/images/difusora.webp)](#) [![Logo da rádio Graça e Paz FM 99,9Mhz Fernandópolis - SP](https://cidadaonet.com.br/images/graca_e_paz_fm.webp)](#) 

 [![Logo da empresa Sistema Lider De Comunicação](https://cidadaonet.com.br/images/sistema_lider.webp)](https://cidadaonet.com.br) [![Logo da da empresa Jornal CidadãoNET](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/e8bb2167e108ca985ff8a5f496957a70.webp)](https://cidadaonet.com.br) 

 [](https://www.cidadaonet.com.br/facebook.com/JornalCidadao) [](https://www.instagram.com/jornalcidadao/) [](https://www.youtube.com/@Difusora91FM) 

  [![Logo da rádio Difusora 91,3FM Fernandópolis - SP](https://cidadaonet.com.br/images/difusora.webp)](#) [![Logo da rádio Graça e Paz FM 99,9Mhz Fernandópolis - SP](https://cidadaonet.com.br/images/graca_e_paz_fm.webp)](#) 

  - [Início](/)
- [Notícias](https://cidadaonet.com.br/noticias)
- [Categorias ](#)
    - [Política](https://cidadaonet.com.br/categoria/1620/politica)
    - [Polícia](https://cidadaonet.com.br/categoria/1621/policia)
    - [Região](https://cidadaonet.com.br/categoria/1637/regiao)
    - [Eventos](https://cidadaonet.com.br/categoria/38917/eventos)
    - [Esporte](https://cidadaonet.com.br/categoria/1617/esporte)
    - [Cultura E Turismo](https://cidadaonet.com.br/categoria/40084/cultura-e-turismo)
    - [Trânsito](https://cidadaonet.com.br/categoria/1639/transito)
    - [Entrevista](https://cidadaonet.com.br/categoria/1640/entrevista)
    - [Edital](https://cidadaonet.com.br/categoria/1636/edital)
    - [Crônica](https://cidadaonet.com.br/categoria/1634/cronica)
    - [Religião](https://cidadaonet.com.br/categoria/1632/religiao)
    - [Solidariedade](https://cidadaonet.com.br/categoria/1631/solidariedade)
    - [Segurança](https://cidadaonet.com.br/categoria/1630/seguranca)
    - [Meio Ambiente](https://cidadaonet.com.br/categoria/1629/meio-ambiente)
    - [Revista Cidadão](https://cidadaonet.com.br/categoria/1628/revista-cidadao)
    - [Emprego](https://cidadaonet.com.br/categoria/1627/emprego)
    - [Tecnologia](https://cidadaonet.com.br/categoria/1626/tecnologia)
    - [Economia](https://cidadaonet.com.br/categoria/1625/economia)
    - [Informe](https://cidadaonet.com.br/categoria/1624/informe)
    - [Entretenimento](https://cidadaonet.com.br/categoria/1623/entretenimento)
    - [Caderno Viva](https://cidadaonet.com.br/categoria/1622/caderno-viva)
    - [Saúde](https://cidadaonet.com.br/categoria/1619/saude)
    - [Educação](https://cidadaonet.com.br/categoria/1618/educacao)
    - [Artigos](https://cidadaonet.com.br/categoria/1616/artigos)
    - [Geral](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral)
- [Programações ](#)
    - [Primeira Hora](https://cidadaonet.com.br/programacao/39822/primeira-hora)
    - [Crias Da Casa](https://cidadaonet.com.br/programacao/39821/crias-da-casa)
    - [Um Toque Sincero Com A Tia](https://cidadaonet.com.br/programacao/39820/um-toque-sincero-com-a-tia)
    - [Rotativa No Ar](https://cidadaonet.com.br/programacao/39819/rotativa-no-ar)
- [Contato](https://cidadaonet.com.br/contato)

  [ ![GIGANTAO](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/19eaa052c8d454873ee7bb59ee7560e4.png) ](https://www.instagram.com/gigantaorede?igsh=cnc5b2RidmR0bjR2) 

    1. [Início](https://cidadaonet.com.br)
2. [Geral](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral)

Detran de Fernandópolis sob nova direção
========================================

Por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/1464/da-redacao)

 07 de fevereiro de 2014

  [ Fernandópolis - SP ](https://cidadaonet.com.br/cidade/857/fernandopolis-sp)

Compartilhe -

 [  

 ](#) [  

 ](https://www.facebook.com/sharer/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fcidadaonet.com.br%2Fnoticia%2F20413%2Fdetran-de-fernandopolis-sob-nova-direcao) [  

 ](https://www.x.com/intent/tweet?=text=Detran%20de%20Fernand%C3%B3polis%20sob%20nova%20dire%C3%A7%C3%A3o%0Ahttps%3A%2F%2Fcidadaonet.com.br%2Fnoticia%2F20413%2Fdetran-de-fernandopolis-sob-nova-direcao) [  

 ](https://api.whatsapp.com/send?text=Detran%20de%20Fernand%C3%B3polis%20sob%20nova%20dire%C3%A7%C3%A3o%0Ahttps%3A%2F%2Fcidadaonet.com.br%2Fnoticia%2F20413%2Fdetran-de-fernandopolis-sob-nova-direcao) [  

 ](https://threads.net/intent/post?text=Detran%20de%20Fernand%C3%B3polis%20sob%20nova%20dire%C3%A7%C3%A3o%0Ahttps%3A%2F%2Fcidadaonet.com.br%2Fnoticia%2F20413%2Fdetran-de-fernandopolis-sob-nova-direcao) [  

 ](mailto:?subject=Detran%20de%20Fernand%C3%B3polis%20sob%20nova%20dire%C3%A7%C3%A3o&body=https%3A%2F%2Fcidadaonet.com.br%2Fnoticia%2F20413%2Fdetran-de-fernandopolis-sob-nova-direcao) 

 ![Detran de Fernandópolis sob nova direção](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/6188798405defb94a5e2b7.jpg) 

Desde o último dia 31 a unidade do Ciretran de Fernandópolis está sob novo comando. Quem assume o posto antes ocupado pelo delegado de polícia Raul Bíscaro Filho é a antiga diretora da Ciretran de Jales, Amanda de Fátima Couto. Quem anunciou o nome da nova chefe foi o coordenador geral do DETRAN de São Paulo Daniel Annenberg, que comanda a autarquia desde março de 2011. Ele É formado em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Foi sócio-diretor da empresa de consultoria Res Publica – Consultoria em Qualidade &amp; Serviços Públicos Ltda. durante cinco anos, entre 2006 e 2011. Foi superintendente do programa Poupatempo, entre 1999 e 2006, e assessorou este mesmo programa desde 1996. Trabalhou na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), entre 1993 e 1994, e na Secretaria de Administração Federal, em 1993 e foi assessor da Secretaria de Administração e da Secretaria Especial da Reforma Administrativa da Prefeitura de São Paulo, entre 1990 e 1992. Além de anunciar Amanda, Annenberg fala sobre o andamento das obras do prédio que abrigará a Superintendência do DETRAN, da nova cara da autarquia e da devolução dos policiais locados no CIRETRAN a secretaria de Segurança Pública.

**Como está a situação do nosso prédio definitivo do DETRAN? Deverá sair logo?**

Sim. Acabamos de assumir a unidade, o que é uma boa notícia. E agora o DETRAN está subordinado a Secretaria do Planejamento, que, aliás, é dirigida pelo Julio Semeghini, que é de Fernandópolis. Então, já demos início a um processo de melhoria na unidade nos seguintes sentidos: hoje, por exemplo, já estamos ampliando o horário de atendimento, não parando para o almoço. Mais uma hora de funcionamento. E já estamos avaliando a hipótese de reduzir prazos para emissão de documentos. Começamos a fazer isso em outras unidades, e a partir de quando assumimos a de Fernandópolis, começamos a tomar essas providencias também. E já estamos em processo de mudança para o novo local, que está em emancipação de reforma. E vai ser na Líbero de Almeida silvares, no antigo prédio do Ribeiro Center.

**O senhor esteve aqui recentemente para visitar o prédio?**

Sim, estive aí junto com a prefeita há cerca de 3 meses. E ainda no 1º semestre de 2014 nós vamos fazer essa mudança de prédio. E nesse novo local, vamos atender com o que chamamos de “padrão Poupatempo”, com senhas, banheiros adequados, acesso a internet, acessibilidade, funcionários uniformizados, e uma série de medidas que estão em andamento para que possamos estar rapidamente lá, trabalhando neste padrão. Entretanto, teremos ainda mais novidades. Por exemplo: vai chegar o pessoal do concurso agora ao final de fevereiro, aumentando o número de funcionários que vão trabalhar em todas as unidades. No caso desta região, composta por Jales, Santa Fé do Sul e Votuporanga, são 20 vagas. O que é um bom reforço para todas as unidades. Então, a cada mês vamos ter uma boa notícia, revertendo isso em um bom atendimento a população.

**O chefe da CIRETRAN era o Dr. Raul Bíscaro, e agora quem vai assumir o cargo no lugar dele?**

Amanda Couto. De qualquer forma o Raul fez um ótimo trabalho. E pra se ter uma ideia, no estado todo, a gente tinha 1338 policiais no DETRAN. Hoje estamos com pouco mais de 500. Ou seja, mais de 700 já voltaram para o serviço de segurança. E a ideia é que estes outros 500, no final de março, possam estar voltando para função de origem. Isso nos ajudaria a ter equipes administrativas cuidando das unidades. Essa é a ideia.

**Como é feita a escolha de quem vai dirigir determinada unidade?**

Temos critérios absolutamente técnicos. São funcionários de dentro do DETRAN. A Amanda, por exemplo, já estava trabalhando na unidade de Jales. Nós fazemos a entrevista, levantamos o currículo e analisamos o trabalho que foi feito ao longo dos anos no DETRAN. A avaliação é feita constantemente. E ressalto que a escolha desses diretores são feitas em cima de servidores internos do próprio DETRAN.

**Isso é uma iniciativa que estimula o pessoal a trabalhar bem?**

Acho isso ótimo. No Brasil todo valorizamos o pessoal efetivo. Somente para alguns cargos trazemos pessoas de fora. Estamos criando algumas superintendências regionais, e a gente tem promovido funcionários do DETRAN pra ocupar estes cargos.

**A Amanda vai comandar quantas pessoas?**

Treze funcionários e mais alguns a partir de abril que virão do concurso, o que resulta algo em torno de 20 funcionários. Porém, ainda estamos com um déficit, pois o concurso agregou 1200 funcionários, e estarão saindo 1400 policiais. As prefeituras estão nos cedendo alguns funcionários, nos ajudando nessa parte. E temos que destacar que a Amanda vai comandar apenas a unidade do DETRAN, denominada CIRETRAN, a qual temos 336 unidades no estado de São Paulo.

**Então a superintendência vai ser comandada por quem?**

Aer Gomes Trindade. Ele vai ficar responsável por toda região de Fernandópolis e nos ajudar na implantação de novas unidades, como a de Votuporanga. Pois Jales e Santa Fé do Sul já estão atendendo em novo formato.

**Além desse novo sistema de atendimento vocês também desenvolveram muitos serviços via internet. Qual foi a ideia? Por que decidiram implantar esse sistema na internet?**

O objetivo é facilitar o serviço. Quanto mais serviços na internet, melhor para o cidadão que não precisa ir à unidade, e melhor para o próprio DETRAN, pois assim podemos atender melhor quem se dirige até ela, principalmente nos casos mais complexos. A ideia do novo DETRAN é cada vez ter mais serviços eletrônicos, com qualidade, rapidez, e desburocratizado. E ao mesmo tempo, ter serviços preferenciais com padrão de atendimento nos dotes do Poupatempo. Se fosse para resumir em poucas palavras seria isso, desburocratizar, simplificar.

**Quais são os serviços mais procurados do DETRAN na internet?**

Tem sido a segunda via da CNH, carteira definitiva, pesquisa por quantidade de pontos e multas na carteira, e licenciamento.

**Além desse concurso recente, há previsão de novos concursos?**

Por enquanto não. Com a liberação dos policiais remanescentes, iremos reavaliar a possibilidade de fazer outro, mas nesse momento nada previsto.

**A prefeitura de Fernandópolis tem colaborado com todo esse contexto?**

Olha, a prefeitura de Fernandópolis tem sido uma fantástica parceira. Desde ter nos ajudado a procurar o local apropriado, até nos apoiado a discutir melhorias de serviços. Tem sido uma das melhores parceiras em termos de prefeitura no estado todo. Devo agradecer.

**Tudo que envolve obras públicas geralmente é prejudicado por atrasos. Acredita que esse prazo até o final do 1º semestre seja cumprido para entrega do prédio da Superintendência e do Poupatempo?**

Acredito. Estamos em cima para que isso aconteça. Aliás, nossa intenção é cumprir como a gente tem cumprido. Já entregamos 42 unidades nesse novo padrão, e para esse ano prevemos mais 90, dentre essas 90, Fernandópolis.

**Então para concluir, quem mais ganha com tudo isso?**

Quem mais ganha é a população, sem sombra de dúvida. Ela vai ter serviços de qualidade, com rapidez e eficiência, de forma desburocratizada. Principalmente porque vamos juntar os serviços municipais aos serviços do Poupatempo e do DETRAN. Vamos ter um “shopping Center” de serviços públicos para a população.

Mais sobre Geral
----------------

 [![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/c8acdf27d632e02a6b6daea41e85d27c.jpg)](https://cidadaonet.com.br/noticia/40094/veja-o-que-abre-e-o-que-fecha-no-feriadao-de-7-de-setembro) [Geral](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral)[Veja o que abre e o que fecha no feriadão de 7 de setembro](https://cidadaonet.com.br/noticia/40094/veja-o-que-abre-e-o-que-fecha-no-feriadao-de-7-de-setembro)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

 [![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/55296a4677937657a16fddfeb622ca53.jpg)](https://cidadaonet.com.br/noticia/40091/juri-condena-motorista-embriagada-a-16-anos-de-prisao-por-atropelar-e-matar-jovem) [Geral](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral)[Júri condena motorista embriagada a 16 anos de prisão por atropelar e matar jovem](https://cidadaonet.com.br/noticia/40091/juri-condena-motorista-embriagada-a-16-anos-de-prisao-por-atropelar-e-matar-jovem)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

 [![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/9badcef682f1dbfad183359eaf1a8689.jpg)](https://cidadaonet.com.br/noticia/40087/prefeitura-abre-inscricoes-para-curso-de-confeitaria-no-cozinhalimento) [Geral](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral)[Prefeitura abre inscrições para curso de confeitaria no Cozinhalimento](https://cidadaonet.com.br/noticia/40087/prefeitura-abre-inscricoes-para-curso-de-confeitaria-no-cozinhalimento)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

 [![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/38337e81911ce53ef436e4995e270cb1.jpg)](https://cidadaonet.com.br/noticia/40074/cavaleiro-de-brasitania-e-campeao-do-ranch-sorting-em-barretos) [Geral](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral)[Cavaleiro de Brasitânia é campeão do Ranch Sorting em Barretos](https://cidadaonet.com.br/noticia/40074/cavaleiro-de-brasitania-e-campeao-do-ranch-sorting-em-barretos)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

 Últimas Notícias
----------------

 [Ver Todos](https://cidadaonet.com.br) 

 [ ![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/d2354609902b33d1cacbf61e83abcbdf.jpg) 

 ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40093/presidenciavel-augusto-cury-participa-de-almoco-com-empresarios-da-regiao)  [ Política ](https://cidadaonet.com.br/categoria/1620/politica) ###  [ Presidenciável Augusto Cury participa de almoço com empresários da região ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40093/presidenciavel-augusto-cury-participa-de-almoco-com-empresarios-da-regiao) 

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

 [ ![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/55296a4677937657a16fddfeb622ca53.jpg) 

 ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40091/juri-condena-motorista-embriagada-a-16-anos-de-prisao-por-atropelar-e-matar-jovem)  [ Geral ](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral) ###  [ Júri condena motorista embriagada a 16 anos de prisão por atropelar e matar jovem ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40091/juri-condena-motorista-embriagada-a-16-anos-de-prisao-por-atropelar-e-matar-jovem) 

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

 [ ![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/f41486fa371d4d6bf342dbbed46c3630.jpg) 

 ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40088/copa-master-45-define-grupos-e-primeiros-confrontos)  [ Esporte ](https://cidadaonet.com.br/categoria/1617/esporte) ###  [ Copa Master 45+ define grupos e primeiros confrontos ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40088/copa-master-45-define-grupos-e-primeiros-confrontos) 

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

 [ ![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/9badcef682f1dbfad183359eaf1a8689.jpg) 

 ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40087/prefeitura-abre-inscricoes-para-curso-de-confeitaria-no-cozinhalimento)  [ Geral ](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral) ###  [ Prefeitura abre inscrições para curso de confeitaria no Cozinhalimento ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40087/prefeitura-abre-inscricoes-para-curso-de-confeitaria-no-cozinhalimento) 

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

    Baixe o aplicativo
------------------

 [   DISPONÍVEL NO Google Play  ](#) [   BAIXAR NA App Store  ](#) 

 AO VIVO

Institucional
-------------

- [Início](/)
- [Notícias](https://cidadaonet.com.br/noticias)

Categorias
----------

- [Política](https://cidadaonet.com.br/categoria/1620/politica)
- [Polícia](https://cidadaonet.com.br/categoria/1621/policia)
- [Região](https://cidadaonet.com.br/categoria/1637/regiao)
- [Eventos](https://cidadaonet.com.br/categoria/38917/eventos)
- [Esporte](https://cidadaonet.com.br/categoria/1617/esporte)
- [Cultura E Turismo](https://cidadaonet.com.br/categoria/40084/cultura-e-turismo)
- [Trânsito](https://cidadaonet.com.br/categoria/1639/transito)
- [Entrevista](https://cidadaonet.com.br/categoria/1640/entrevista)
- [Edital](https://cidadaonet.com.br/categoria/1636/edital)
- [Crônica](https://cidadaonet.com.br/categoria/1634/cronica)
- [Religião](https://cidadaonet.com.br/categoria/1632/religiao)
- [Solidariedade](https://cidadaonet.com.br/categoria/1631/solidariedade)
- [Segurança](https://cidadaonet.com.br/categoria/1630/seguranca)
- [Meio Ambiente](https://cidadaonet.com.br/categoria/1629/meio-ambiente)
- [Revista Cidadão](https://cidadaonet.com.br/categoria/1628/revista-cidadao)
- [Emprego](https://cidadaonet.com.br/categoria/1627/emprego)
- [Tecnologia](https://cidadaonet.com.br/categoria/1626/tecnologia)
- [Economia](https://cidadaonet.com.br/categoria/1625/economia)
- [Informe](https://cidadaonet.com.br/categoria/1624/informe)
- [Entretenimento](https://cidadaonet.com.br/categoria/1623/entretenimento)
- [Caderno Viva](https://cidadaonet.com.br/categoria/1622/caderno-viva)
- [Saúde](https://cidadaonet.com.br/categoria/1619/saude)
- [Educação](https://cidadaonet.com.br/categoria/1618/educacao)
- [Artigos](https://cidadaonet.com.br/categoria/1616/artigos)
- [Geral](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral)

Contato
-------

 Rua Espírito Santo, 144, Jardim Santa Rita, Fernandópolis - SP, 15610-020

 - [](https://www.cidadaonet.com.br/facebook.com/JornalCidadao)
- [](https://www.instagram.com/jornalcidadao/)
- [](https://www.youtube.com/@Difusora91FM)

 Copyright ©2025 Todos os direitos reservados por [Jornal CidadãoNET - Conteúdo Regional e Jornalismo de Verdade](https://cidadaonet.com.br)

O Cidadão NET é o principal portal de notícias da região, com cobertura completa e atualizada sobre política, economia, esportes, cultura e eventos locais. Fique por dentro das últimas informações e saiba tudo o que acontece na sua cidade e no estado. Notícias confiáveis, conteúdo regional e jornalismo de verdade — tudo em um só lugar!

 [ ![Cafe Web Design](https://cidadaonet.com.br/images/cafe_logo_white.webp)Software house para IA aplicada, sistemas e crescimento digital.

 ](https://www.cafewebdesign.com.br) 

 Nós utilizamos cookies
----------------------

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência geral do usuário.

    Somente essenciais     Aceitar todos  

 [ Personalizar    ](#cookies-policy-customize)       **Cookies essenciais** Há alguns cookies que precisamos incluir para que certas páginas do site funcionem corretamente. Por essa razão, eles não exigem o seu consentimento.

 - laravel\_cookie\_consent

    1 ano

    Utilizado para armazenar as preferências de consentimento de cookies do usuário.
- laravel-session

    2 horas

    Utilizado para identificar a sessão de navegação do usuário.
- XSRF-TOKEN

    2 horas

    Utilizado para proteger tanto o usuário quanto o nosso site contra ataques de falsificação de requisições entre sites.

 [Mais detalhes](#cookies-policy-essentials) 

    **Cookies analíticos** Utilizamos esses cookies para pesquisas internas sobre como podemos melhorar o serviço que oferecemos a todos os nossos usuários. Esses cookies avaliam como você interage com o nosso site.

 - gtm

    1 ano

    Utilizado pelo Google Tag Manager para carregar tags de medição e público-alvo, somente após o seu consentimento.

 [Mais detalhes](#cookies-policy-analytics) 

 Salvar configurações
