OAB e magistrados dizem que PEC da Maioridade Penal é inconstitucional                              [![Logo da empresa Sistema Lider De Comunicação](https://cidadaonet.com.br/images/sistema_lider.webp)](https://cidadaonet.com.br) [![Logo da da empresa Jornal CidadãoNET](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/e8bb2167e108ca985ff8a5f496957a70.webp)](https://cidadaonet.com.br) [![Logo da rádio Difusora 91,3FM Fernandópolis - SP](https://cidadaonet.com.br/images/difusora.webp)](#) [![Logo da rádio Graça e Paz FM 99,9Mhz Fernandópolis - SP](https://cidadaonet.com.br/images/graca_e_paz_fm.webp)](#) 

 [![Logo da empresa Sistema Lider De Comunicação](https://cidadaonet.com.br/images/sistema_lider.webp)](https://cidadaonet.com.br) [![Logo da da empresa Jornal CidadãoNET](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/e8bb2167e108ca985ff8a5f496957a70.webp)](https://cidadaonet.com.br) 

 [](https://www.cidadaonet.com.br/facebook.com/JornalCidadao) [](https://www.instagram.com/jornalcidadao/) [](https://www.youtube.com/@Difusora91FM) 

  [![Logo da rádio Difusora 91,3FM Fernandópolis - SP](https://cidadaonet.com.br/images/difusora.webp)](#) [![Logo da rádio Graça e Paz FM 99,9Mhz Fernandópolis - SP](https://cidadaonet.com.br/images/graca_e_paz_fm.webp)](#) 

  - [Início](/)
- [Notícias](https://cidadaonet.com.br/noticias)
- [Categorias ](#)
    - [Política](https://cidadaonet.com.br/categoria/1620/politica)
    - [Polícia](https://cidadaonet.com.br/categoria/1621/policia)
    - [Região](https://cidadaonet.com.br/categoria/1637/regiao)
    - [Eventos](https://cidadaonet.com.br/categoria/38917/eventos)
    - [Esporte](https://cidadaonet.com.br/categoria/1617/esporte)
    - [Cultura E Turismo](https://cidadaonet.com.br/categoria/40084/cultura-e-turismo)
    - [Trânsito](https://cidadaonet.com.br/categoria/1639/transito)
    - [Entrevista](https://cidadaonet.com.br/categoria/1640/entrevista)
    - [Edital](https://cidadaonet.com.br/categoria/1636/edital)
    - [Crônica](https://cidadaonet.com.br/categoria/1634/cronica)
    - [Religião](https://cidadaonet.com.br/categoria/1632/religiao)
    - [Solidariedade](https://cidadaonet.com.br/categoria/1631/solidariedade)
    - [Segurança](https://cidadaonet.com.br/categoria/1630/seguranca)
    - [Meio Ambiente](https://cidadaonet.com.br/categoria/1629/meio-ambiente)
    - [Revista Cidadão](https://cidadaonet.com.br/categoria/1628/revista-cidadao)
    - [Emprego](https://cidadaonet.com.br/categoria/1627/emprego)
    - [Tecnologia](https://cidadaonet.com.br/categoria/1626/tecnologia)
    - [Economia](https://cidadaonet.com.br/categoria/1625/economia)
    - [Informe](https://cidadaonet.com.br/categoria/1624/informe)
    - [Entretenimento](https://cidadaonet.com.br/categoria/1623/entretenimento)
    - [Caderno Viva](https://cidadaonet.com.br/categoria/1622/caderno-viva)
    - [Saúde](https://cidadaonet.com.br/categoria/1619/saude)
    - [Educação](https://cidadaonet.com.br/categoria/1618/educacao)
    - [Artigos](https://cidadaonet.com.br/categoria/1616/artigos)
    - [Geral](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral)
- [Programações ](#)
    - [Primeira Hora](https://cidadaonet.com.br/programacao/39822/primeira-hora)
    - [Crias Da Casa](https://cidadaonet.com.br/programacao/39821/crias-da-casa)
    - [Um Toque Sincero Com A Tia](https://cidadaonet.com.br/programacao/39820/um-toque-sincero-com-a-tia)
    - [Rotativa No Ar](https://cidadaonet.com.br/programacao/39819/rotativa-no-ar)
- [Contato](https://cidadaonet.com.br/contato)

  [ ![GIGANTAO](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/19eaa052c8d454873ee7bb59ee7560e4.png) ](https://www.instagram.com/gigantaorede?igsh=cnc5b2RidmR0bjR2) 

    1. [Início](https://cidadaonet.com.br)
2. [Geral](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral)

OAB e magistrados dizem que PEC da Maioridade Penal é inconstitucional
======================================================================

Por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/1464/da-redacao)

 03 de julho de 2015

  [ Fernandópolis - SP ](https://cidadaonet.com.br/cidade/857/fernandopolis-sp)

Compartilhe -

 [  

 ](#) [  

 ](https://www.facebook.com/sharer/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fcidadaonet.com.br%2Fnoticia%2F22595%2Foab-e-magistrados-dizem-que-pec-da-maioridade-penal-e-inconstitucional) [  

 ](https://www.x.com/intent/tweet?=text=OAB%20e%20magistrados%20dizem%20que%20PEC%20da%20Maioridade%20Penal%20%C3%A9%20inconstitucional%0Ahttps%3A%2F%2Fcidadaonet.com.br%2Fnoticia%2F22595%2Foab-e-magistrados-dizem-que-pec-da-maioridade-penal-e-inconstitucional) [  

 ](https://api.whatsapp.com/send?text=OAB%20e%20magistrados%20dizem%20que%20PEC%20da%20Maioridade%20Penal%20%C3%A9%20inconstitucional%0Ahttps%3A%2F%2Fcidadaonet.com.br%2Fnoticia%2F22595%2Foab-e-magistrados-dizem-que-pec-da-maioridade-penal-e-inconstitucional) [  

 ](https://threads.net/intent/post?text=OAB%20e%20magistrados%20dizem%20que%20PEC%20da%20Maioridade%20Penal%20%C3%A9%20inconstitucional%0Ahttps%3A%2F%2Fcidadaonet.com.br%2Fnoticia%2F22595%2Foab-e-magistrados-dizem-que-pec-da-maioridade-penal-e-inconstitucional) [  

 ](mailto:?subject=OAB%20e%20magistrados%20dizem%20que%20PEC%20da%20Maioridade%20Penal%20%C3%A9%20inconstitucional&body=https%3A%2F%2Fcidadaonet.com.br%2Fnoticia%2F22595%2Foab-e-magistrados-dizem-que-pec-da-maioridade-penal-e-inconstitucional) 

 ![OAB e magistrados dizem que PEC da Maioridade Penal é inconstitucional](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/1775136955deff76ce041f.jpg) 

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) criticaram nesta quinta, 2, a aprovação da proposta de emenda à Constituição que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos para crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. Segundo as entidades, a mudança é inconstitucional.

O presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, informou que pretende recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), caso a emenda seja aprovada pelo Senado, para questionar a validade da norma. Além de discordar da alteração da maioridade, o presidente entende que a matéria não poderia ser votada, por ter sido rejeitada na sessão anterior.

"Constitucionalmente, a matéria rejeitada não pode ser votada no mesmo ano legislativo. A redução da maioridade, que já possuía a inconstitucionalidade material, porque fere uma garantia pétrea fundamental, passa a contar com uma inconstitucionalidade formal, diante deste ferimento ao devido processo legislativo”, avaliou Coêlho.

Em nota, a AMB declarou que a alteração é inconstitucional, por abolir diretos e garantias individuais. A entidade afirma que o Artigo 228 da Constituição não pode ser alterado. O texto da norma diz: “São penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às normas da legislação especial”.

“Esse é mais um retrocesso para a democracia brasileira. O sentimento de todos os operadores do sistema de infância e juventude hoje é de indignação. Buscar a redução da maioridade penal como solução para diminuição da violência juvenil, sem o profundo e importante debate, trará intangíveis danos à sociedade”, declarou a entidade.

A PEC da Maioridade Penal foi aprovada em primeiro turno, por 323 votos a 155 e 2 abstenções, no começo da madrugada de hoje (2), por meio de uma emenda substitutiva, praticamente idêntica ao texto derrubado na terça-feira (30). Diante da aprovação, articulada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), parlamentares contrários à aprovação afirmaram que vão recorrer ao STF para suspender a tramitação.

Mais sobre Geral
----------------

 [![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/d93bc822c557382d875a054a79b42df7.jpg)](https://cidadaonet.com.br/noticia/40096/saude-na-represa-atrai-fernandopolenses-em-busca-de-servicos) [Geral](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral)[“Saúde na Represa” atrai fernandopolenses em busca de serviços](https://cidadaonet.com.br/noticia/40096/saude-na-represa-atrai-fernandopolenses-em-busca-de-servicos)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

 [![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/c8acdf27d632e02a6b6daea41e85d27c.jpg)](https://cidadaonet.com.br/noticia/40094/veja-o-que-abre-e-o-que-fecha-no-feriadao-de-7-de-setembro) [Geral](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral)[Veja o que abre e o que fecha no feriadão de 7 de setembro](https://cidadaonet.com.br/noticia/40094/veja-o-que-abre-e-o-que-fecha-no-feriadao-de-7-de-setembro)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

 [![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/55296a4677937657a16fddfeb622ca53.jpg)](https://cidadaonet.com.br/noticia/40091/juri-condena-motorista-embriagada-a-16-anos-de-prisao-por-atropelar-e-matar-jovem) [Geral](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral)[Júri condena motorista embriagada a 16 anos de prisão por atropelar e matar jovem](https://cidadaonet.com.br/noticia/40091/juri-condena-motorista-embriagada-a-16-anos-de-prisao-por-atropelar-e-matar-jovem)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

 [![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/9badcef682f1dbfad183359eaf1a8689.jpg)](https://cidadaonet.com.br/noticia/40087/prefeitura-abre-inscricoes-para-curso-de-confeitaria-no-cozinhalimento) [Geral](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral)[Prefeitura abre inscrições para curso de confeitaria no Cozinhalimento](https://cidadaonet.com.br/noticia/40087/prefeitura-abre-inscricoes-para-curso-de-confeitaria-no-cozinhalimento)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

 Últimas Notícias
----------------

 [Ver Todos](https://cidadaonet.com.br) 

 [ ![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/344a2937125722b86410b6732b74793e.jpg) 

 ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40098/camara-aprova-projeto-que-denomina-ponto-de-apoio-para-motorhomes)  [ Política ](https://cidadaonet.com.br/categoria/1620/politica) ###  [ Câmara aprova projeto que denomina “Ponto de apoio para motorhomes” ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40098/camara-aprova-projeto-que-denomina-ponto-de-apoio-para-motorhomes) 

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

 [ ![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/d93bc822c557382d875a054a79b42df7.jpg) 

 ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40096/saude-na-represa-atrai-fernandopolenses-em-busca-de-servicos)  [ Geral ](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral) ###  [ “Saúde na Represa” atrai fernandopolenses em busca de serviços ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40096/saude-na-represa-atrai-fernandopolenses-em-busca-de-servicos) 

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

 [ ![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/d2354609902b33d1cacbf61e83abcbdf.jpg) 

 ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40093/presidenciavel-augusto-cury-participa-de-almoco-com-empresarios-da-regiao)  [ Política ](https://cidadaonet.com.br/categoria/1620/politica) ###  [ Presidenciável Augusto Cury participa de almoço com empresários da região ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40093/presidenciavel-augusto-cury-participa-de-almoco-com-empresarios-da-regiao) 

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

 [ ![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/55296a4677937657a16fddfeb622ca53.jpg) 

 ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40091/juri-condena-motorista-embriagada-a-16-anos-de-prisao-por-atropelar-e-matar-jovem)  [ Geral ](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral) ###  [ Júri condena motorista embriagada a 16 anos de prisão por atropelar e matar jovem ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40091/juri-condena-motorista-embriagada-a-16-anos-de-prisao-por-atropelar-e-matar-jovem) 

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

    Baixe o aplicativo
------------------

 [   DISPONÍVEL NO Google Play  ](#) [   BAIXAR NA App Store  ](#) 

 AO VIVO

Institucional
-------------

- [Início](/)
- [Notícias](https://cidadaonet.com.br/noticias)

Categorias
----------

- [Política](https://cidadaonet.com.br/categoria/1620/politica)
- [Polícia](https://cidadaonet.com.br/categoria/1621/policia)
- [Região](https://cidadaonet.com.br/categoria/1637/regiao)
- [Eventos](https://cidadaonet.com.br/categoria/38917/eventos)
- [Esporte](https://cidadaonet.com.br/categoria/1617/esporte)
- [Cultura E Turismo](https://cidadaonet.com.br/categoria/40084/cultura-e-turismo)
- [Trânsito](https://cidadaonet.com.br/categoria/1639/transito)
- [Entrevista](https://cidadaonet.com.br/categoria/1640/entrevista)
- [Edital](https://cidadaonet.com.br/categoria/1636/edital)
- [Crônica](https://cidadaonet.com.br/categoria/1634/cronica)
- [Religião](https://cidadaonet.com.br/categoria/1632/religiao)
- [Solidariedade](https://cidadaonet.com.br/categoria/1631/solidariedade)
- [Segurança](https://cidadaonet.com.br/categoria/1630/seguranca)
- [Meio Ambiente](https://cidadaonet.com.br/categoria/1629/meio-ambiente)
- [Revista Cidadão](https://cidadaonet.com.br/categoria/1628/revista-cidadao)
- [Emprego](https://cidadaonet.com.br/categoria/1627/emprego)
- [Tecnologia](https://cidadaonet.com.br/categoria/1626/tecnologia)
- [Economia](https://cidadaonet.com.br/categoria/1625/economia)
- [Informe](https://cidadaonet.com.br/categoria/1624/informe)
- [Entretenimento](https://cidadaonet.com.br/categoria/1623/entretenimento)
- [Caderno Viva](https://cidadaonet.com.br/categoria/1622/caderno-viva)
- [Saúde](https://cidadaonet.com.br/categoria/1619/saude)
- [Educação](https://cidadaonet.com.br/categoria/1618/educacao)
- [Artigos](https://cidadaonet.com.br/categoria/1616/artigos)
- [Geral](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral)

Contato
-------

 Rua Espírito Santo, 144, Jardim Santa Rita, Fernandópolis - SP, 15610-020

 - [](https://www.cidadaonet.com.br/facebook.com/JornalCidadao)
- [](https://www.instagram.com/jornalcidadao/)
- [](https://www.youtube.com/@Difusora91FM)

 Copyright ©2025 Todos os direitos reservados por [Jornal CidadãoNET - Conteúdo Regional e Jornalismo de Verdade](https://cidadaonet.com.br)

O Cidadão NET é o principal portal de notícias da região, com cobertura completa e atualizada sobre política, economia, esportes, cultura e eventos locais. Fique por dentro das últimas informações e saiba tudo o que acontece na sua cidade e no estado. Notícias confiáveis, conteúdo regional e jornalismo de verdade — tudo em um só lugar!

 [ ![Cafe Web Design](https://cidadaonet.com.br/images/cafe_logo_white.webp)Software house para IA aplicada, sistemas e crescimento digital.

 ](https://www.cafewebdesign.com.br) 

 Nós utilizamos cookies
----------------------

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência geral do usuário.

    Somente essenciais     Aceitar todos  

 [ Personalizar    ](#cookies-policy-customize)       **Cookies essenciais** Há alguns cookies que precisamos incluir para que certas páginas do site funcionem corretamente. Por essa razão, eles não exigem o seu consentimento.

 - laravel\_cookie\_consent

    1 ano

    Utilizado para armazenar as preferências de consentimento de cookies do usuário.
- laravel-session

    2 horas

    Utilizado para identificar a sessão de navegação do usuário.
- XSRF-TOKEN

    2 horas

    Utilizado para proteger tanto o usuário quanto o nosso site contra ataques de falsificação de requisições entre sites.

 [Mais detalhes](#cookies-policy-essentials) 

    **Cookies analíticos** Utilizamos esses cookies para pesquisas internas sobre como podemos melhorar o serviço que oferecemos a todos os nossos usuários. Esses cookies avaliam como você interage com o nosso site.

 - gtm

    1 ano

    Utilizado pelo Google Tag Manager para carregar tags de medição e público-alvo, somente após o seu consentimento.

 [Mais detalhes](#cookies-policy-analytics) 

 Salvar configurações
