Primeira edição do evento será realizada em novembro e ocorre em paralelo com a Mostra Estudantil de Teatro
Companhias, grupos e artistas independentes de todo o Brasil já podem se inscrever para o 1º Festival Nacional de Teatro de Fernandópolis. O prazo segue até 9 de outubro, e a participação é gratuita. O festival acontece em paralelo com a Mostra Estudantil de Teatro.
O festival será realizado de 20 a 22 de novembro, no Teatro Municipal de Fernandópolis, e terá a seleção de cinco espetáculos profissionais voltados aos públicos adulto e infantojuvenil.
A seleção também contempla a produção teatral da própria região: pelo menos um dos cinco espetáculos profissionais será de grupo da cidade ou do entorno de Fernandópolis.
Os grupos escolhidos receberão ajuda de custo, hospedagem e alimentação, de acordo com as condições estabelecidas no regulamento. O festival também terá premiação de R$ 4 mil para o melhor espetáculo, considerando as montagens das categorias adulta e infantil, além da entrega de troféus.
A seleção dos trabalhos ficará sob responsabilidade dos curadores Arnaldo D’Ávila e Jedsom Kárta, profissionais com experiência em diferentes áreas do teatro. D’Ávila atua como ator, dramaturgo, diretor, cenógrafo, iluminador e produtor, enquanto Kárta é ator, diretor, músico e professor, com trabalhos também em televisão e cinema.
A programação do novo festival nacional será realizada paralelamente à 29ª Mostra Estudantil de Teatro de Fernandópolis, evento criado em 1995 e que reúne grupos formados por estudantes e professores de instituições de ensino do município.
Em 2026, os dois eventos dividirão a programação e terão cerimônia de premiação conjunta no dia 22 de novembro, encerrando a programação teatral.
Para concorrer, os interessados deverão apresentar a documentação prevista no regulamento, incluindo link com a íntegra do espetáculo, sinopse, release, ficha técnica, classificação indicativa e mapa de luz, entre outros documentos.
As inscrições ficam abertas de 10 de setembro a 9 de outubro, até as 23h59, por meio de formulário online. O regulamento e o formulário de inscrição estão disponíveis no perfil @mostraefestival, no Instagram.
A organização prevê divulgar a relação dos espetáculos selecionados e dos suplentes no dia 23 de outubro, também pelo perfil oficial do festival.