Dívidas de médio e longo prazos da Prefeitura passam de meio bilhão de reais                              [![Logo da empresa Sistema Lider De Comunicação](https://cidadaonet.com.br/images/sistema_lider.webp)](https://cidadaonet.com.br) [![Logo da da empresa Jornal CidadãoNET](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/e8bb2167e108ca985ff8a5f496957a70.webp)](https://cidadaonet.com.br) [![Logo da rádio Difusora 91,3FM Fernandópolis - SP](https://cidadaonet.com.br/images/difusora.webp)](#) [![Logo da rádio Graça e Paz FM 99,9Mhz Fernandópolis - SP](https://cidadaonet.com.br/images/graca_e_paz_fm.webp)](#) 

 [![Logo da empresa Sistema Lider De Comunicação](https://cidadaonet.com.br/images/sistema_lider.webp)](https://cidadaonet.com.br) [![Logo da da empresa Jornal CidadãoNET](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/e8bb2167e108ca985ff8a5f496957a70.webp)](https://cidadaonet.com.br) 

 [](https://www.cidadaonet.com.br/facebook.com/JornalCidadao) [](https://www.instagram.com/jornalcidadao/) [](https://www.youtube.com/@Difusora91FM) 

  [![Logo da rádio Difusora 91,3FM Fernandópolis - SP](https://cidadaonet.com.br/images/difusora.webp)](#) [![Logo da rádio Graça e Paz FM 99,9Mhz Fernandópolis - SP](https://cidadaonet.com.br/images/graca_e_paz_fm.webp)](#) 

  - [Início](/)
- [Notícias](https://cidadaonet.com.br/noticias)
- [Categorias ](#)
    - [Política](https://cidadaonet.com.br/categoria/1620/politica)
    - [Polícia](https://cidadaonet.com.br/categoria/1621/policia)
    - [Região](https://cidadaonet.com.br/categoria/1637/regiao)
    - [Eventos](https://cidadaonet.com.br/categoria/38917/eventos)
    - [Esporte](https://cidadaonet.com.br/categoria/1617/esporte)
    - [Cultura E Turismo](https://cidadaonet.com.br/categoria/40084/cultura-e-turismo)
    - [Trânsito](https://cidadaonet.com.br/categoria/1639/transito)
    - [Entrevista](https://cidadaonet.com.br/categoria/1640/entrevista)
    - [Edital](https://cidadaonet.com.br/categoria/1636/edital)
    - [Crônica](https://cidadaonet.com.br/categoria/1634/cronica)
    - [Religião](https://cidadaonet.com.br/categoria/1632/religiao)
    - [Solidariedade](https://cidadaonet.com.br/categoria/1631/solidariedade)
    - [Segurança](https://cidadaonet.com.br/categoria/1630/seguranca)
    - [Meio Ambiente](https://cidadaonet.com.br/categoria/1629/meio-ambiente)
    - [Revista Cidadão](https://cidadaonet.com.br/categoria/1628/revista-cidadao)
    - [Emprego](https://cidadaonet.com.br/categoria/1627/emprego)
    - [Tecnologia](https://cidadaonet.com.br/categoria/1626/tecnologia)
    - [Economia](https://cidadaonet.com.br/categoria/1625/economia)
    - [Informe](https://cidadaonet.com.br/categoria/1624/informe)
    - [Entretenimento](https://cidadaonet.com.br/categoria/1623/entretenimento)
    - [Caderno Viva](https://cidadaonet.com.br/categoria/1622/caderno-viva)
    - [Saúde](https://cidadaonet.com.br/categoria/1619/saude)
    - [Educação](https://cidadaonet.com.br/categoria/1618/educacao)
    - [Artigos](https://cidadaonet.com.br/categoria/1616/artigos)
    - [Geral](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral)
- [Programações ](#)
    - [Primeira Hora](https://cidadaonet.com.br/programacao/39822/primeira-hora)
    - [Crias Da Casa](https://cidadaonet.com.br/programacao/39821/crias-da-casa)
    - [Um Toque Sincero Com A Tia](https://cidadaonet.com.br/programacao/39820/um-toque-sincero-com-a-tia)
    - [Rotativa No Ar](https://cidadaonet.com.br/programacao/39819/rotativa-no-ar)
- [Contato](https://cidadaonet.com.br/contato)

  [ ![GIGANTAO](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/19eaa052c8d454873ee7bb59ee7560e4.png) ](https://www.instagram.com/gigantaorede?igsh=cnc5b2RidmR0bjR2) 

    1. [Início](https://cidadaonet.com.br)
2. [Geral](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral)

Dívidas de médio e longo prazos da Prefeitura passam de meio bilhão de reais
============================================================================

Por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/1464/da-redacao)

  [ Fernandópolis - SP ](https://cidadaonet.com.br/cidade/857/fernandopolis-sp)

Compartilhe -

 [  

 ](#) [  

 ](https://www.facebook.com/sharer/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fcidadaonet.com.br%2Fnoticia%2F9099%2Fdividas-de-medio-e-longo-prazos-da-prefeitura-passam-de-meio-bilhao-de-reais) [  

 ](https://www.x.com/intent/tweet?=text=D%C3%ADvidas%20de%20m%C3%A9dio%20e%20longo%20prazos%20da%20Prefeitura%20passam%20de%20meio%20bilh%C3%A3o%20de%20reais%0Ahttps%3A%2F%2Fcidadaonet.com.br%2Fnoticia%2F9099%2Fdividas-de-medio-e-longo-prazos-da-prefeitura-passam-de-meio-bilhao-de-reais) [  

 ](https://api.whatsapp.com/send?text=D%C3%ADvidas%20de%20m%C3%A9dio%20e%20longo%20prazos%20da%20Prefeitura%20passam%20de%20meio%20bilh%C3%A3o%20de%20reais%0Ahttps%3A%2F%2Fcidadaonet.com.br%2Fnoticia%2F9099%2Fdividas-de-medio-e-longo-prazos-da-prefeitura-passam-de-meio-bilhao-de-reais) [  

 ](https://threads.net/intent/post?text=D%C3%ADvidas%20de%20m%C3%A9dio%20e%20longo%20prazos%20da%20Prefeitura%20passam%20de%20meio%20bilh%C3%A3o%20de%20reais%0Ahttps%3A%2F%2Fcidadaonet.com.br%2Fnoticia%2F9099%2Fdividas-de-medio-e-longo-prazos-da-prefeitura-passam-de-meio-bilhao-de-reais) [  

 ](mailto:?subject=D%C3%ADvidas%20de%20m%C3%A9dio%20e%20longo%20prazos%20da%20Prefeitura%20passam%20de%20meio%20bilh%C3%A3o%20de%20reais&body=https%3A%2F%2Fcidadaonet.com.br%2Fnoticia%2F9099%2Fdividas-de-medio-e-longo-prazos-da-prefeitura-passam-de-meio-bilhao-de-reais) 

 ![Dívidas de médio e longo prazos da Prefeitura passam de meio bilhão de reais](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/9737550955ee495bf4c697.jpeg) 

O alerta é do economista Edson Ribeiro Damasceno, 64 anos, que também foi secretário de Planejamento por duas gestões 
na Prefeitura de Fernandópolis. O objetivo é mobilizar a sociedade para o problema que tem origem no passado e que, se nada for feito, vai comprometer o futuro. Damasceno realizou estudo que demonstra que o endividamento do Município vem crescendo e vai continuar a ponto de inviabilizar as próximas oito gestões, até 2053. Como prova, ele cita o fato da prefeitura estar se desfazendo de imóveis para cobrir o déficit previdenciário, por falta de recursos. O déficit previdenciário é o problema que salta aos olhos, mas não é o único. O economista fez um estudo comparativo do período entre 2008 e 2018 e verificou que os orçamentos cresceram e os investimentos caíram, contrariando a teoria que seria “crescimento x crescimento”. A pandemia do coronavírus agrava a situação. Por isso, nesta entrevista 
ao CIDADÃO, Damasceno faz o alerta, não com objetivo de buscar culpados, mas para encontrar solução para que a cidade volte a ter capacidade de investimento. Leia a entrevista:

**Você apresenta um estudo, acompanhado de um alerta, que diz respeito ao futuro de Fernandópolis. Do que se trata?**
A preocupação com o futuro de Fernandópolis é em função do passado. O estudo que fiz demonstra algumas coisas que a sociedade fernandopolense não tem conhecimento. E ela precisa ter conhecimento, não só para cobrar, mas para sugerir soluções. Essa situação, por muitos anos, ficou nos bastidores. Estamos vivendo um momento, onde a informação, a transparência, tem que prevalecer. Vou expor alguns dados que vão impressionar: o município de Fernandópolis tem um compromisso com dívidas de médio e longo prazo que passa de meio bilhão de reais, isso com base em estudo de 2018. No estudo de 2020, esse número deve crescer, porque historicamente a estatística demonstra que só houve evolução da dívida. Não que Fernandópolis só tenha esse problema estrutural. Tem outros problemas, mas esse é o mais grave, mas, por outro lado, acho que é o que tem solução mais fácil no sentido de colocar a cidade no caminho do desenvolvimento. A gente tem visto ao longo do tempo que nenhuma administração consegue alavancar o município. E tem explicação técnica para isso. Não é porque os gestores não querem que a coisa aconteça. Eles querem. Como não tem conhecimento, o gestor chega e se depara com a situação e se vê impotente diante das coisas. Tomei essa iniciativa para que a população entenda por que o município não cresce, por que as forças políticas não se unem para tentar resolver o problema. Quem está na administração tem lá fora um grupo torcendo para ir mal porque isso vai ser o argumento para ele na próxima eleição. Será que esse modelo ainda funciona? Isso não nos levou a nada até agora. É a política do perde-perde. Tenho 64 anos, 61 anos de Fernandópolis, passei a minha vida profissional na área financeira e, quando me deparei com os problemas da prefeitura eu entendi que precisava descobrir o que estava acontecendo e algumas coisas que consegui decifrar, exige que a sociedade (imprensa, classe política, os três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – associações de classe, clubes de serviço) tome conhecimento. Todos precisam saber da situação, porque alguma coisa precisa ser feita.

> É hora da gente puxar para um lado só. Vamos ter 35 anos até 2053, muito difíceis"

**Esse endividamento de meio bilhão de reais que você cita, está fundado em quê?** 
Ela tem um caráter previdenciário. De 30 a 40 milhões são coisas diferentes. Nesse número estou tratando da dívida de médio e longo prazo. Não entram dívidas de curto prazo. Essa dívida previdenciária está consumindo quase 15 milhões de reais/ano, dinheiro que poderia ser alocado em investimentos para alavancar o desenvolvimento da cidade. Chegou o momento de sentar e fazer um debate construtivo. Não adianta jogar a culpa em alguém, não é hora de saber quem fez isso. O problema está ai e precisa ser resolvido. A gente sabe que as opções do passado de Fernandópolis é que nos trouxeram a esta situação. 
**Pode-se dizer que o Instituto de Previdência é o calcanhar de Aquiles da cidade?** 
A gente não pode demonizar o Instituto de Previdência, até porque ele não tem culpa. Nós temos outros problemas que mexem com a estrutura do município, mas essa é a mais espinhosa ao meu ver e é a que mais impacta. Mas, nós teríamos que enfrentar uma reforma administrativa, entre outras providências que precisam ser tomadas. Por isso que reputo a importância de todos se sentarem à mesa e discutir os problemas. E colocar na ordem de prioridades. A questão previdenciária é a que salta aos olhos, mas não é a única. 
**Recentemente o conselheiro do Tribunal de Contas Dimas Ramalho, em análise das contas do município, chegou a sugerir que Fernandópolis estudasse a viabilidade de repassar o Iprem para o Regime Geral da Previdência. Esse seria o caminho?**
Veja bem. A partir do momento que um conselheiro do Tribunal de Contas recomenda esse estudo, ele aponta um caminho. Foi a partir daí que me aprofundei no assunto e vejo que é um caminho. A outra possibilidade que existe penaliza o funcionário público, porque teria que aumentar a cota parte dele para buscar o equilíbrio. A possibilidade de ir para o Regime Geral, não trará prejuízo algum para o funcionalismo. Ele vai continuar com os direitos garantido. Veja que a municipalidade já perdeu a capacidade de pagar a Previdência e passou a direcionar prédios públicos. O recado que passa é: não estou dando conta de pagar. Não se trata de dizer que um ou outro prefeito queria que chegasse a esta situação. Quando resolvi fazer esse estudo foi para mostrar para a sociedade que temos um grande problema que precisa de solução. Todos os prefeitos, por lei, têm que cumprir porque implica em vários problemas (improbidade administrativa, crime de responsabilidade) e o município que não cumpre os pagamentos, perde o Certificado de Regularidade Previdenciária e isso significa que terá repasses cortados, não terá financiamento, não terá liberação de verbas, convênios, etc. É o colapso. Faço esse alerta, porque acho injusto que, não tornando isso público, que pessoas que se candidatam a candidato não saibam dessa situação e vão prometer coisas que não vão poder cumprir. E o eleitor que vai votar, acha que terá suas necessidades atendidas. Isso é estelionato eleitoral. Isso precisa ficar claro para a sociedade. É amargo o remédio que tem que ser ministrado? É amargo, ninguém consegue resolver isso com uma canetada. Não existe recursos a fundo perdido para cobrir isso. Vamos ter que fazer um corte drástico nas despesas.
**Esse quadro que você desenha compreende um período de oito gestões pelo menos?**
Não é só isso. Estou passando um quadro de 2018 e o estudo é por 35 anos. Então o que acontece? Até 2053 está comprometido. Só que o estudo de 2019 vai jogar para 2054 e assim por diante. Eu citei oito gestões, mas, cada ano que passa vai jogando um ano lá para a frente. Só que o estudo projeta também a vida útil do cidadão que hoje está em 74 anos e que pode ir para 80 daqui a 10 anos. Isso está virando uma bola de neve, uma conta impagável.

> Diante desse quadro temos que pensar em discutir uma candidatura única com projeto amplo de médio e longo prazo

**Você fala da união de todos e o prefeito André Pessuto chegou a criar um grupo de trabalho (Conselho da Cidade). Seria o fórum adequado para iniciar esse debate?**
Acho que o debate tem que envolver mais setores da sociedade. Temos que envolver o Judiciário nesta questão porque o município está caminhando para a inviabilidade. Os candidatos precisam conhecer o problema. E não só candidatos a prefeito, mas também os candidatos a vereadores precisam saber disso. Digo isso, porque os vereadores de Fernandópolis não têm seus pedidos atendidos, mas não é porque o prefeito não quer. É que não tem como atendê-los. É só somar: gasto com pessoal 60% (A Lei de Responsabilidade Fiscal fala em 60%, porque considera 54% dos servidores da ativa e mais 6% que vai para a Câmara), mais o gasto obrigatório com a Educação 25% e com a Saúde 15%. Já passou 100%. As únicas duas pastas, entre as 18 existentes, que tem condições de trabalhar são Saúde e Educação e com muita penúria. As demais pastas não têm recursos. Quando falo em estelionato eleitoral, é querer vender uma coisa que não existe. O cenário está ai. 
**Quando traz isso a público, você quer colocar responsabilidade no debate eleitoral que teremos pela frente? Nada de prometer milagres?**
Não é questão de prometer milagres, mas de recuperar a capacidade de investimento do município. Se um deputado mandar uma verba para Fernandópolis de 1 milhão de reais, a prefeitura não tem a contrapartida de 200 mil. Se for um convênio que precisa de contrapartida, o município tem que devolver ou deixar de pagar alguém para cumprir essa obrigação. E tudo isso penaliza o gestor. Acho uma injustiça com a sociedade a gente não demonstrar isso em um ano eleitoral. Não é para queimar ninguém. Isso é para que as pessoas saibam onde vão entrar. Então, o apelo que faço é que todas as forças da cidade sentem-se para viabilizar, e isso é pensamento meu, de uma candidatura única com projeto amplo de médio e longo prazo para o município e com metas pré-estabelecidas. É hora da gente puxar para um lado só. Nós estamos falando em 2020 com um estudo de 2018, mas a gente vai ter 35 anos até 2053, muito difíceis. É bom frisar que esse estudo foi feito antes da pandemia do coronavírus. O cenário agora vai piorar, e muito. A economia mundial vai entrar em uma recessão, o Brasil, o Estado de São Paulo e Fernandópolis, estão dentro desse contexto. No geral, os orçamentos públicos são montados em cima de uma fixação de despesas e uma estimativa de receita. Olha o contraditório: a gente tem uma despesa fixada com uma receita que vai cair por conta da pandemia. Fatalmente vai dar déficit. No nosso caso, a gente já tem um déficit. Nós vamos somar mais déficit. Eu não tenho inimigo, mas não recomendaria a prefeitura de Fernandópolis nem para meu inimigo. Ninguém consegue resolver o problema sozinho. Tem que sentar todos à mesa e fazer um plano de gestão de no mínimo 20 anos para tirar o município dessa arapuca. Se a gente continuar nesse modelo, a cada quatro anos, vai aparecer um salvador da pátria, como sempre apareceu para trabalhar em cima do que está ruim e convencer as pessoas. Temos que andar pra frente. Agora, quando você chama as pessoas para se sentarem à mesa, não pode ter a ressalva de que não podem divergir. A divergência é um alimento da democracia, a divergência chama atenção para coisas que não estamos enxergando. Quando comento com amigos sobre isso que estou dizendo aqui, as pessoas perguntam: Mas, porque é que não fizeram isso ainda?

> Eu não tenho inimigo, mas não recomendaria a prefeitura de Fernandópolis nem para meu inimigo"

**O alerta que faz serve para jogar luz nesta discussão sobre o futuro da cidade. É isso que quer?**
A proposta é essa. Nós eleitores, votamos e transferimos a responsabilidade para os governantes. Isso ocorre no Brasil inteiro e achamos que eles têm que resolver o nosso problema. Os problemas são comuns a todos, portanto, tem que defender o interesse público. Alguém pode indagar: Esperou chegar nesta situação para vir pedir socorro? É, chegou a hora de socorrer. Todas as consequências disso que estou falando é da sociedade. Uma criança que nascer hoje, estará comprometida pelos próximos 35 anos. Sozinho, nenhum dos candidatos a candidatos, vai conseguir resolver o problema. Isso não tem mágica. Isso é jogo bruto, por isso é necessário que todos se unam e decidam puxar para um lado só. É isso que estou propondo. Estou à disposição de todos. Entendo que o eleitor não pode ir para a urna sem ter essa informação.

  ![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/10819841495ee495bf97d43.jpeg)  

Mais sobre Geral
----------------

 [![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/d93bc822c557382d875a054a79b42df7.jpg)](https://cidadaonet.com.br/noticia/40096/saude-na-represa-atrai-fernandopolenses-em-busca-de-servicos) [Geral](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral)[“Saúde na Represa” atrai fernandopolenses em busca de serviços](https://cidadaonet.com.br/noticia/40096/saude-na-represa-atrai-fernandopolenses-em-busca-de-servicos)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

 [![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/c8acdf27d632e02a6b6daea41e85d27c.jpg)](https://cidadaonet.com.br/noticia/40094/veja-o-que-abre-e-o-que-fecha-no-feriadao-de-7-de-setembro) [Geral](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral)[Veja o que abre e o que fecha no feriadão de 7 de setembro](https://cidadaonet.com.br/noticia/40094/veja-o-que-abre-e-o-que-fecha-no-feriadao-de-7-de-setembro)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

 [![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/55296a4677937657a16fddfeb622ca53.jpg)](https://cidadaonet.com.br/noticia/40091/juri-condena-motorista-embriagada-a-16-anos-de-prisao-por-atropelar-e-matar-jovem) [Geral](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral)[Júri condena motorista embriagada a 16 anos de prisão por atropelar e matar jovem](https://cidadaonet.com.br/noticia/40091/juri-condena-motorista-embriagada-a-16-anos-de-prisao-por-atropelar-e-matar-jovem)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

 [![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/9badcef682f1dbfad183359eaf1a8689.jpg)](https://cidadaonet.com.br/noticia/40087/prefeitura-abre-inscricoes-para-curso-de-confeitaria-no-cozinhalimento) [Geral](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral)[Prefeitura abre inscrições para curso de confeitaria no Cozinhalimento](https://cidadaonet.com.br/noticia/40087/prefeitura-abre-inscricoes-para-curso-de-confeitaria-no-cozinhalimento)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

 Últimas Notícias
----------------

 [Ver Todos](https://cidadaonet.com.br) 

 [ ![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/344a2937125722b86410b6732b74793e.jpg) 

 ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40098/em-sessao-extra-camara-aprova-projeto-que-denomina-ponto-de-apoio-para-motorhomes)  [ Política ](https://cidadaonet.com.br/categoria/1620/politica) ###  [ Em sessão extra, Câmara aprova projeto que denomina “Ponto de apoio para motorhomes” ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40098/em-sessao-extra-camara-aprova-projeto-que-denomina-ponto-de-apoio-para-motorhomes) 

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

 [ ![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/d93bc822c557382d875a054a79b42df7.jpg) 

 ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40096/saude-na-represa-atrai-fernandopolenses-em-busca-de-servicos)  [ Geral ](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral) ###  [ “Saúde na Represa” atrai fernandopolenses em busca de serviços ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40096/saude-na-represa-atrai-fernandopolenses-em-busca-de-servicos) 

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

 [ ![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/d2354609902b33d1cacbf61e83abcbdf.jpg) 

 ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40093/presidenciavel-augusto-cury-participa-de-almoco-com-empresarios-da-regiao)  [ Política ](https://cidadaonet.com.br/categoria/1620/politica) ###  [ Presidenciável Augusto Cury participa de almoço com empresários da região ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40093/presidenciavel-augusto-cury-participa-de-almoco-com-empresarios-da-regiao) 

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

 [ ![](https://storage.admcafe.com.br/w-jornalcidadao/55296a4677937657a16fddfeb622ca53.jpg) 

 ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40091/juri-condena-motorista-embriagada-a-16-anos-de-prisao-por-atropelar-e-matar-jovem)  [ Geral ](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral) ###  [ Júri condena motorista embriagada a 16 anos de prisão por atropelar e matar jovem ](https://cidadaonet.com.br/noticia/40091/juri-condena-motorista-embriagada-a-16-anos-de-prisao-por-atropelar-e-matar-jovem) 

por [Da Redação](https://cidadaonet.com.br/autor/859/da-redacao)

    Baixe o aplicativo
------------------

 [   DISPONÍVEL NO Google Play  ](#) [   BAIXAR NA App Store  ](#) 

 AO VIVO

Institucional
-------------

- [Início](/)
- [Notícias](https://cidadaonet.com.br/noticias)

Categorias
----------

- [Política](https://cidadaonet.com.br/categoria/1620/politica)
- [Polícia](https://cidadaonet.com.br/categoria/1621/policia)
- [Região](https://cidadaonet.com.br/categoria/1637/regiao)
- [Eventos](https://cidadaonet.com.br/categoria/38917/eventos)
- [Esporte](https://cidadaonet.com.br/categoria/1617/esporte)
- [Cultura E Turismo](https://cidadaonet.com.br/categoria/40084/cultura-e-turismo)
- [Trânsito](https://cidadaonet.com.br/categoria/1639/transito)
- [Entrevista](https://cidadaonet.com.br/categoria/1640/entrevista)
- [Edital](https://cidadaonet.com.br/categoria/1636/edital)
- [Crônica](https://cidadaonet.com.br/categoria/1634/cronica)
- [Religião](https://cidadaonet.com.br/categoria/1632/religiao)
- [Solidariedade](https://cidadaonet.com.br/categoria/1631/solidariedade)
- [Segurança](https://cidadaonet.com.br/categoria/1630/seguranca)
- [Meio Ambiente](https://cidadaonet.com.br/categoria/1629/meio-ambiente)
- [Revista Cidadão](https://cidadaonet.com.br/categoria/1628/revista-cidadao)
- [Emprego](https://cidadaonet.com.br/categoria/1627/emprego)
- [Tecnologia](https://cidadaonet.com.br/categoria/1626/tecnologia)
- [Economia](https://cidadaonet.com.br/categoria/1625/economia)
- [Informe](https://cidadaonet.com.br/categoria/1624/informe)
- [Entretenimento](https://cidadaonet.com.br/categoria/1623/entretenimento)
- [Caderno Viva](https://cidadaonet.com.br/categoria/1622/caderno-viva)
- [Saúde](https://cidadaonet.com.br/categoria/1619/saude)
- [Educação](https://cidadaonet.com.br/categoria/1618/educacao)
- [Artigos](https://cidadaonet.com.br/categoria/1616/artigos)
- [Geral](https://cidadaonet.com.br/categoria/1615/geral)

Contato
-------

 Rua Espírito Santo, 144, Jardim Santa Rita, Fernandópolis - SP, 15610-020

 - [](https://www.cidadaonet.com.br/facebook.com/JornalCidadao)
- [](https://www.instagram.com/jornalcidadao/)
- [](https://www.youtube.com/@Difusora91FM)

 Copyright ©2025 Todos os direitos reservados por [Jornal CidadãoNET - Conteúdo Regional e Jornalismo de Verdade](https://cidadaonet.com.br)

O Cidadão NET é o principal portal de notícias da região, com cobertura completa e atualizada sobre política, economia, esportes, cultura e eventos locais. Fique por dentro das últimas informações e saiba tudo o que acontece na sua cidade e no estado. Notícias confiáveis, conteúdo regional e jornalismo de verdade — tudo em um só lugar!

 [ ![Cafe Web Design](https://cidadaonet.com.br/images/cafe_logo_white.webp)Software house para IA aplicada, sistemas e crescimento digital.

 ](https://www.cafewebdesign.com.br) 

 Nós utilizamos cookies
----------------------

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência geral do usuário.

    Somente essenciais     Aceitar todos  

 [ Personalizar    ](#cookies-policy-customize)       **Cookies essenciais** Há alguns cookies que precisamos incluir para que certas páginas do site funcionem corretamente. Por essa razão, eles não exigem o seu consentimento.

 - laravel\_cookie\_consent

    1 ano

    Utilizado para armazenar as preferências de consentimento de cookies do usuário.
- laravel-session

    2 horas

    Utilizado para identificar a sessão de navegação do usuário.
- XSRF-TOKEN

    2 horas

    Utilizado para proteger tanto o usuário quanto o nosso site contra ataques de falsificação de requisições entre sites.

 [Mais detalhes](#cookies-policy-essentials) 

    **Cookies analíticos** Utilizamos esses cookies para pesquisas internas sobre como podemos melhorar o serviço que oferecemos a todos os nossos usuários. Esses cookies avaliam como você interage com o nosso site.

 - gtm

    1 ano

    Utilizado pelo Google Tag Manager para carregar tags de medição e público-alvo, somente após o seu consentimento.

 [Mais detalhes](#cookies-policy-analytics) 

 Salvar configurações
